×
☰menu
PUBLICIDADE

Sorocaba pode enfrentar racionamento de água segundo SAAE

Gabriel Kazuo

16 de agosto de 2021
Atualização:16 ago 2021 às 11:42

Em entrevista para a rádio Jovem Pan, Ronald Pereira da Silva, diretor do SAAE, alertou que, por conta do aumento da estiagem, a cidade de Sorocaba pode enfrentar um racionamento de água no futuro. Para evitar que isso ocorra, ele pediu que a população comece a adotar medidas de economia.

Apesar disso, ele ressaltou que, até esta segunda-feira (16), a situação dos reservatórios de Sorocaba ainda permanece boa, mas não por muito tempo, se a seca na cidade permanecer por mais tempo. Por conta disso, o SAAE intensificará as campanhas e ações de conscientização sobre o assunto.

Previsão para o mês de Agosto não ajuda a resolver o problema

Se depender da boa vontade de São Pedro, Sorocaba não verá um pingo de chuva até o final do mês. Segundo o Climatempo, a previsão do tempo para a cidade indica calor e secura no ar, com temperaturas acima dos 30ºC, aumentando a evaporação da água e agravando ainda mais a queda no nível dos reservatórios.

Uma pequena frente fria chegará na cidade na semana que vem, mas passará muito rapidamente, e trará apenas chuviscos. Mudanças mais significativas talvez ocorram somente em setembro ou outubro.

O que fazer para economizar água?

Para economizar água, e evitar que sua cidade se encontre em uma situação de racionamento, é importante adotar as seguintes medidas:

  • Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa

Essa dica ajudará você a economizar não só água, mas também eletricidade. Na hora do banho, se você não quiser tomar banho mais rápido, você pode otimizar o tempo, ligando o chuveiro para dar uma enxaguada, desligando-o para ensaboar o corpo e os cabelos, e ligando mais uma vez para terminar a limpeza.

  • Use as torneiras da casa com parcimônia:

Na hora de escovar os dentes, lavar as mãos e a louça da casa, não é recomendável deixar a torneira ligada o tempo inteiro, podendo fechá-la para realizar a limpeza, e ligando-a só para realizar o enxague.

  • Lave a roupa uma vez por semana:

Outro vilão na conta de água e luz é a máquina de lavar. Para economizar com os dois produtos, lave suas roupas apenas uma vez por semana, e deixe-a desligada após o uso.

  • Reutilize:

A água da lavagem das roupas e de piscinas e reservatórios pode servir para ser reutilizada em vários processos, como lavagem de quintais, jardins e irrigação.

  • Não use mangueiras:

Dentre todas as regras citadas, a mais importante é a de não utilizar as mangueiras da casa em nenhum processo de limpeza, pois elas acabam consumindo muita água, principalmente a dos reservatórios do seu bairro.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *