Sorocaba passa a aplicar uso de tornozeleiras eletrônicas em acusados de violência doméstica

Advertisements

Sorocaba Passa A Aplicar Uso De Tornozeleiras Eletronicas Em Acusados De Violencia Domestica

Sorocaba deverá receber um lote de tornozeleiras eletrônicas até o fim de junho, conforme anunciado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Esses dispositivos serão utilizados para monitorar infratores presos por violência doméstica e liberados em audiências de custódia.

Essa ação faz parte da expansão de um programa estadual que, inicialmente, era exclusivo da capital. A SSP não especificou a quantidade exata de tornozeleiras destinadas a Sorocaba, mas informou que, no total, serão distribuídos 1.250 dispositivos entre a capital, a Baixada Santista e a região de Sorocaba.

Em abril do ano passado, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, havia anunciado que o sistema de monitoramento eletrônico começaria a operar no primeiro semestre de 2024. Porém, em março deste ano, o prazo foi revisado para o primeiro semestre de 2025. Na ocasião, Derrite mencionou que Sorocaba deveria receber 250 tornozeleiras.

Desde o ano passado, infratores presos por violência doméstica na capital paulista e liberados em audiências de custódia já vêm sendo monitorados 24 horas por dia pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), por meio das tornozeleiras eletrônicas.

O projeto resulta de um acordo entre o governo estadual e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), visando ao monitoramento de acusados de crimes como homicídios, roubos e furtos. No entanto, os casos de violência doméstica têm sido prioridade na aplicação da medida.