Mais contagiosas e mais letais, variantes da Covid-19 fizeram com que a Prefeitura de Sorocaba ligasse o alerta vermelho e decretasse medidas mais restritivas
30 de março de 2021 l Atualização: 30 mar 2021 às 14:47
Na semana passada, a Prefeitura de Sorocaba havia detectado a presença de 5 variantes da Covid-19 na cidade. Dentre elas, está a mais perigosa de todas, a variante P.1, mais conhecida como ”variante de Manaus”, que é muito contagiosa, e capaz de causar reinfecção pela Covid em quem já teve a doença, foi curado, mas não tomou vacina.
Inclusive, estudos feitos pela própria Prefeitura indicaram que a variante de Manaus foi a principal causa de internações de pacientes jovens, com menos de 60 anos, o que tem causado o colapso no sistema de Saúde. Isso fez com que o Prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) decretasse várias medidas restritivas para combater o vírus.
O Secretário Vinícius Rodrigues fez um apelo para que a população sorocabana ficasse em casa, e saíssem apenas em casos de extrema necessidade. Por conta de várias cidades do Estado estarem decretando feriados, há um pedido expresso da Prefeitura para que os turistas não venham para Sorocaba.
As outras variantes que preocupam são as do Reino Unido, a de Minas Gerais, e duas desconhecidas, chamadas de B 1.1.18 e B 1.133. Esse estudo foi feito pela SES, em parceria com o Centro de Vigilância Epidemiológica.
Todos direitos reservados © 2016-2021