21 de junho de 2022 - Atualizado: 21 jun 2022 às 15:54
Sorocaba será a primeira cidade do interior de São Paulo a ter a tecnologia 5G. Porém só em 2025.
Primeiramente, o 5G chegará ao Brasil em agosto de 2022, porém somente nas capitais de cada Estado. De acordo com o Governo Federal, a meta é que todas as cidades brasileiras tenham a tecnologia até o final de 2030.
No total, 10 empresas de telefonia serão as responsáveis pela instalação do sinal 5G nas capitais brasileiras.
Na cidade de São Paulo, a ideia da Prefeitura é implementar o 5G nos semáforos e transformar a capital em uma cidade inteligente e conectada. Contudo a ideia vai permitir o setor de trânsito – CET controle via celular, ou computador o tráfego nas ruas paulistas.
Desse modo, será possível diminuir o tempo de espera nos semáforos, além de evitar congestionamentos.
Em Sorocaba o sinal só deve estar efetivamente em funcionamento e disponível a todos em 2025. Sobretudo esse prazo é de acordo com o cronograma da ANATEL.
Contudo no cronograma, cidades acima de 500 mil habitantes tem o prazo para de implementação até 2025. Caso de Sorocaba.
A tendência é que o 5G chegue aos poucos, primeiro nas grandes cidades, e vá se expandindo ao longo dos anos. São Roque por exemplo só vai ter 5G em 2027, seguindo o cronograma por habitantes. Enfim a cidade vizinha, Mairinque vai ter o sinal apenas em 2028 pelo cronograma de até 30 mil moradores.
Esse prazo é porque o 5G exige muitas antenas para entregar todo o seu potencial e será preciso construir a infraestrutura de fibra óptica para o transporte de dados. A instalação dos equipamentos deve ocorrer gradualmente de acordo com a estratégia de cada operadora.
A princípio o 5G no Brasil vai tornar a internet mais rápida em zonas urbanas bem como em áreas rurais. Além disso vai facilitar a vida cotidiana em comunicação por uso de internet, bem como trabalho em uso com tecnologia, já que frequência de sinal é mais imediata.
Sobretudo na indústria, novas tecnologia com uso do 5G devem tornar o trabalho mais prático, sem a necessidade de mão-de-obra humana.
Na Saúde, médicos podem usar o 5G na telemedicina, em cirurgias delicadas.
Contudo, alguns especialistas em tecnologia criticam a adoção do 5G no Brasil.
Segundo eles, diversas cidades rurais não possuem sequer o 4G, logo, elas precisam se modernizar muito mais. Ao todo, são 89 cidades que possuem apenas sinal 3G.
Inclusive, todos esses 89 municípios estão no Norte e Nordeste do Brasil, em áreas de difícil acesso. O Estado mais prejudicado é o Piauí, com apenas 72% das cidades com sinal 4G, segundo a Anatel.
Por conta disso, o ideal é acelerar a entrada do 4G nesses Estados, antes de se pensar na tecnologia 5G, segundo eles.
Todos direitos reservados © - 2022
O aplicativo não ocupa memória de seu dispositivo
O aplicativo não ocupa memória de seu dispositivo and then "INSTALAR APP".