Shakti a deusa da força divina
PUBLICIDADE

Shakti a deusa da força divina

Redação

14 de dezembro de 2020
Atualização:14 dez 2020 às 14:50

A Deusa Shakti é uma das mais poderosas divindades do Hinduísmo e representa a força divina. O seu nome “Shakti” significa energia ou poder em sânscrito, sendo a deusa responsável pela criação e equilíbrio de todo o universo.

A hinduísmo é reconhecido como a religião mais antiga do mundo e possivelmente com o maior número de deuses e deusas. São mais de 33 milhões de divindades hindus, que são chamados de Devi e Deva.

Muitos desses deuses e deusas são avatares com manifestações corporais. Então é possível que você encontre Shakti representada em diversas formas, nomes e outras deusas da tradição religiosa.

Aliás, existe uma escola dentro do hinduísmo chamada Shaktismo, que concentra toda a adoração à Deusa Shakti. Logo, ela também é considerada o ser supremo, assim como Brahma. Ela é “A grande mãe divina”.

Entenda mais a seguir sobre quem é a Deusa Shakti e quais são seus poderes!

Quem é a Deusa Shakti?

A Deusa Shakti é uma das mais importantes do panteão Hindu. Ela é uma força cósmica que representa a energia feminina e o fluxo que se move pelo universo e por toda a existência.

Também conhecida por Kundalini Shakti e Adi Shakti, são vários templos na índia dedicados à deusa e suas encarnações. Em especial nas regiões do sul do país, onde é denominada como “Amma”. Ela é adorada por ter o poder de curar doenças e se livrar das ameaças malignas.

Ao mesmo tempo, “Shakti” também caracteriza a energia existente em todos os deuses hindus, que são considerados como aspectos femininos de Shakti.

Ela é uma Mahadevi, sendo retratada por Lakshmi, Kali ou Parvati e entre outros. Não é por menos que Shakti é venerada por milhões e milhões de pessoas na Índia e hindus ao redor do mundo.

Além disso, o Hinduísmo ainda vê todas as mulheres como receptáculos de Shakti.

A deusa é ativa, passional e criativa, sendo um retrato do poder feminino e da fertilidade. Ao pedir pela proteção de Shakti por meio de seus mantras, você desperta uma manifestação dentro de si que se revela em forma energia de ação, mágica, instinto, força de vontade e inteligência.

A comunicação também é outro ponto importante fortalecido pela deusa para que você tenha suas palavras ouvidas de maneira clara e compreensiva quando mais precisa.

Por fim, o número seis e a flor de lótus são dois fortes símbolos associados à Deusa Shakti.

História da Deusa Shakti e suas manifestações

Graças a suas diferentes manifestações e nomes, existem muitas histórias da origem da Shakti. Como deusa, ela é responsável pela criação e pelas mudanças, inclusive se manifestando para destruir forças demoníacas e restaurar o equilíbrio do universo.

Uma das mais famosas histórias é a de sua forma Kali. De acordo com a lenda, ela enfrentou o poderoso Raktavija, um demônio (asura) de alto escalão, e não utilizou nenhuma de suas armas para feri-lo.

Ao invés disso, ela matou o demônio bebendo todo o seu sangue, já que sempre que uma gota de sangue sua caísse no chão, um Raktavija duplicado nasceria ali.

Kali normalmente é retratada em imagens com uma língua vermelha e brilhante para fora da boca justamente por isso. Ela também costuma ser representada com quatro braços, carregando uma espada e segurando a cabeça de Raktavija pelos cabelos.

Já no plano terrestre, Shakti geralmente se manifesta pelas deusas Saraswati, Parvati e Lakshmi. Elas constituem a Trindade Sagrada do hinduísmo chamada Tridevi.

Conheça mais sobre algumas das principais manifestações da Deusa Shakti:

Saraswati

Saraswati é a deusa do conhecimento e da sabedoria, além da arte e da música. Os hindus costumam adorá-la quando estão à procura de compreensão e sabedoria. Os cantos e mantras dedicados à Saraswati concedem poderes de autoconhecimento e abrem o caminho por meio da arte.

Lakshmi

A deusa Lakshmi é a divindade da prosperidade e da riqueza, seja material ou espiritual. A sua imagem com quatro braços dourados e distribuindo moedas de ouro é a representação perfeita para aqueles que a adoram para resolver problemas financeiros.

Parvati

Para o Shaktismo, Parvati é a deusa responsável pelo poder e energia de Shiva. Ela é a deusa hindu que encarregada da felicidade, amor, casamento, fertilidade e beleza feminina.

Durga

Durga é outra forma de Shakti e uma deusa tida como “invencível”, portanto costuma ser chamada para situações mais difíceis e desafiadoras. Aliás, por vezes é vista como uma versão guerreira de Parvati ou de Kali, embora não sejam fisicamente parecidas.

Energia Kundalini Shakti

A energia Kundalini Shakti é uma força psicoespiritual que pode ser invocada por meio da deusa hindu e do despertar dos chakras. Trata-se de um poder divino e espiritual acessível dentro todos os seres humanos.

É uma presença sagrada de amor que ilumina a todos e nos guia em direção à união. O desejo da Deusa Shakti é a realização espiritual de cada um de nós. A meditação e o Shakti Yoga são duas formas para buscar essa conexão espiritual e o despertar da consciência.

Mantra da Deusa Shakti

Mantras são palavras, sons, sílabas ou frases que se repetem continuamente e emanam poderosas vibrações. Cantar um mantra em voz alta ou sussurrando é uma prática adotada por muitos hindus para se concentrar em um único pensamento e manter o foco durante a meditação.

Muitas culturas acreditam que a vibração do som, na forma de mantras, cânticos ou canções, ativará a energia espiritual.

O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e chegacam informações dos fatos diariamente notíciados no jornal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8M5n5lk2