Correio do Interior destacou em manchete no dia 7 de julho a contaminação de Guardas Municipais
11 de julho de 2020 l Atualização: 11 jul 2020 às 10:40
Servidores Públicos de Mairinque reclamam da falta de testes e de transparência por parte da Prefeitura de Mairinque, em meio a descoberta em que servidores estão infectados.
Na terça-feira 7 de julho, o Correio do Interior recebeu inúmeros relatos de que é crescente o número de servidores públicos da Prefeitura de Mairinque, contaminados com covid-19, após ser noticiado que dois Guardas Municipais (Trabalhadores municipais da linha de frente), testaram positivo para covid-19, um dia depois o número subiu para mais dois Guardas, todos eles foram afastados de suas atividades pelo período de 14 dias.
Nesse momento de pandemia, os funcionários da administração pública, são de extrema importância na contenção, controle e prevenção de contaminações, bem como na garantia da lei, da ordem e no atendimento a emergências. Médicos, enfermeiros, policiais, bombeiros, guardas civis, resgatistas, agentes de trânsito, entre tantos outros profissionais, são de extrema essencialidade para que tudo continue a funcionar enquanto o isolamento social ocorre.
Os profissionais da saúde, no entanto, acabam sendo mais suscetíveis ao contágio por determinadas doenças, isso pelo contato constante com as pessoas que procuram atendimento médico em unidades básicas de saúde, centro de especialidade, pronto atendimento, entre outros estabelecimentos de saúde, o que demanda maior atenção para com esses profissionais.
Algumas medidas de precaução são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, como o uso de máscaras e aventais descartáveis, a utilização de óculos reutilizáveis. higienização constante das mãos, e claro, o uso de mascaras. Mas o sistema de prevenção mais importante é a testagem, exames rápidos ou laboratoriais que identifique o novo coronavirus. Ocorre que em Mairinque, os funcionários não tem sido efetivamente testados, o que tem causado um avanço no número de infectados, e inclusive, óbito, como já registrado nessa semana.
Teste positivo de um dos Guardas Municipais infectado por covid-19 em documento obtido pelo Correio do Interior.
Segundo uma funcionária, que pediu para não ser identificada, a Prefeitura de Mairinque só tem realizado testes em funcionários que apresentem os sintomas, ou seja, casos já avançados da doença. Na Guarda Municipal, após a positivação de 2 casos na corporação, a Prefeitura somente realizou os exames após noticiado pelo jornal Correio do Interior, e agora, descobriu-se mais 2 contagiados após esses testes.
Funcionários temem que a falta de testes, possa causar uma onda de contagio ainda maior, já que são mais de 1.700 homens e mulheres que trabalham nos serviços públicos em Mairinque, isso sem contar os funcionários de concessionárias e prestadores de serviços ligados à municipalidade, que podem já estar infectados. “Posso estar trabalhando com uma pessoa infectada, ou eu mesmo estar infectada e sem saber” – conclui a funcionária.
Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura não divulgou nenhuma informação sobre os casos relatados, bem como não forneceu maiores informações ao jornal. O Correio do Interior continuará acompanhando o caso dos funcionários públicos de Mairinque e das cidades da região.
Todos direitos reservados © 2016-2021