PUBLICIDADE

Serviço meteorológico prevê neve em estados brasileiros em outubro

Igor Juan

5 de outubro de 2021
Atualização:05 out 2021 às 18:54

Uma frente fria que está na Argentina e avança para o Brasil pode alterar as condições climáticas de modo radical e deixar o tempo chuvoso com baixas temperaturas e ainda causar a formação de neve ou geada em alguma localidades.

Mesmo na primavera é comum massas de ar frio atuam na América do Sul gerando dias e noites frias. Saindo da Patagônia, Argentina a frente fria entra no Brasil com força total para mudar o clima, pelos estados da região Sul, com previsão de chegada na segunda semana do mês de outubro

Ainda na Patagônia a frente fria já causou a geração de neve em  flocos em localidades como Trevelin e Esquel, no Oeste da província argentina.

Ainda de acordo com serviços de meteorologia como a Metsul, a massa de ar frio responsável pela neve pode levemente chegar no Rio Grande do Sul (Brasil) na quinta-feira, mantendo a temperatura abaixo da média no estado. O efeito maior será sobre o Leste gaúcho. Na sequência, o ar frio se deslocará para Nordeste pelo Atlântico e chegará às áreas costeiras do Sudeste do Brasil.

Na sexta-feira os moradores de São Paulo e Rio de Janeiro que se cuide, pois a temperatura terá forte declínio entre quinta e sexta-feira e vai se instalar nas duas capitais um episódio de instabilidade que vai durar vários dias, trazendo chuva com volumes até elevados e precipitação que em alguns momentos pode ser forte.

A capital paulista pode ter entre o fim de semana e o começo da semana que vem volumes de chuva que não testemunha desde o último verão (dezembro 2020)

Praticamente todo o feriado de 12 de outubro será chuvoso na capital paulista com possibilidade de melhora do tempo apenas no feriado do dia 12. Com a chuva e o ar frio, as mínimas não caem muito, mas as máximas à tarde vão ficar abaixo do que é normal para esta época do ano, em geral entre 18ºC e 21ºC entre sábado e segunda-feira.

Sobre Igor Juan

Jornalista editor-chefe do Correio do Interior. Formando pela faculdade ESACM Sorocaba. Atuou na RedeTV!, Jornal O Democrata, SP Agora, Band e ITV.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *