Correio do Interior
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Famosos
  • Carros
Filiado ao Metrópoles
home / Saúde

Segurar o espirro pode estourar nervos dos tímpanos e olhos

Gabriel Kazuo

28 de outubro de 2021 - Atualizado: 09 mar 2022 às 10:34

segurando_espirro Foto- Canaltech

Nestes tempos de pandemia de Covid-19, muitas pessoas começaram a ficar com medo de pessoas que ”espirram”. Por conta disso, muitas pessoas que não querem ser taxadas como ”doentes”, ou ”com a doença” acabam segurando o espirro, ou soltando ele baixinho, para que ninguém perceba. Mas, será que isso é saudável?

Antes de mais nada, é importante dizer algo que muitas pessoas não devem saber: o espirro não é um sinal de doença, mas uma reação corporal que impede que fiquemos doentes. Quando espirramos, estamos expulsando do nariz diversos micróbios e corpos estranhos que estão entrando pelo nariz. E é por isso que não podemos ter ”medo” deles.

Sabendo disso, veja aqui algumas curiosidades sobre o espirro, além dos riscos de não soltá-lo.

Se o espirro é ”bom”, porque devemos usar máscaras de proteção, como o que aconteceu nesta pandemia?

O problema do espirro não é quando ele acontece, pois muitas vezes, as pessoas usam lenços de papel ou de pano para conter a explosão de muco e assoar o nariz. A grande questão é que pessoas atingidas pelo espirro, que pode alcançar 160km/h, podem ser infectadas com doenças, mesmo a pessoa sendo saudável.

E é por isso que a OMS – Organização Mundial de Saúde, determinou o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras, nesta pandemia de Covid-19, para impedir que o coronavírus  infecte outras pessoas, por meio do espirro. Logicamente que, se a pessoa espirrar longe de outras pessoas, não haverá este problema.

Dá para ”disfarçar” o espirro?

Infelizmente, não, pois quando espirramos, o reflexo natural do organismo é fechar imediatamente as pálpebras dos olhos, para evitar que o muco nasal contendo os germes e corpos estranhos acabem parando nos olhos. No entanto, ele pode ser controlado, se a pessoa diminuir a inspiração antes de espirrar, emitindo menos som, ajudando assim a ”disfarçar” que não espirrou.

Segurar o espirro faz mal?

Faz, e muito. Segurar o espirro pressiona todo o sistema respiratório, podendo causar lesões graves, inclusive fratura de costelas, além de lesões que podem estourar os  nervos dos tímpanos e olhos. Por isso, não tenha medo de espirrar, ou vergonha estando próximo de demais pessoas, o que não pode é que você se coloque em risco.

Facebook

WhatsApp

Tweet

Telegran

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br
  • Sobre
  • Contato
  • Política de privacidade

Todos direitos reservados © - 2022