Saneaqua diz que só deixará de operar em Mairinque com decisão judicial
PUBLICIDADE

Saneaqua diz que só deixará de operar em Mairinque com decisão judicial

Igor Juan

27 de janeiro de 2020
Atualização:27 jan 2020 às 20:21

A Saneaqua – BRK Ambiental, informou ao Correio do Interior nesta segunda-feira (27), que manterá suas atividades e operações na cidade de Mairinque, mesmo que a Prefeitura contrate outra empresa para assumir seu lugar.

Na sexta-feira (23) de janeiro, O Correio do Interior destacou que a prefeitura de Mairinque abriu uma licitação para  a concessão de serviços de abastecimento de água e e saneamento básico no município, sob a Concorrência Pública Nº 03/2019, que  acontecerá no dia 04 de fevereiro.

Brevemente a companhia informou ao Correio que continua operando e investindo nos serviços de saneamento de Mairinque, e que  Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que a empresa está construindo na cidade já conta com 70% das obras concluídas. Uma eventual saída da concessionária da cidade só ocorreria mediante decisão judicial com trânsito em julgado.

Entenda o caso

Em 2018, uma comissão temporária foi criada entre alguns parlamentares municipais, (Resolução nº 574/18), de autoria do parlamentar Tulio Camargo, com a finalidade de acompanhar as ações, estudos e serviços que visem à expansão das redes de água e esgotamento sanitário, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE e outros assuntos correlatos à Saneáqua – BRK Ambiental, no Município de Mairinque. Para essa comissão, foram nomeados cinco vereadores: Tulio Camargo, Rafael da Hípica, Rodrigás, Abner Segura e Biula.

No atual contrato, celebrado entre a Prefeitura de Mairinque e a Saneaqua, no mandato do ex-prefeito Dennys Veneri (PTB), vários bairros deixaram de constar na área de cobertura da concessão, como: Jardim Oriental, Pouso Alegre, Parque das Rosas, Paineiras, Jardim Europa, Sebandilha, Dona Catarina, Cristal, Capuava, Monjolinho, Chácaras Haydee, Moreira, entre outros. O abastecimento de água e esgotamento sanitário era feito pela própria prefeitura, através de caminhões tanque (pipa) e limpa fossa.

No ano de 2018, a Prefeitura realizou o leilão de seu único caminhão limpa fossa, que estava parado por falta de manutenção e licença de operação, arrematado por R$ 9 mil. Já o único caminhão tanque (pipa), segundo informações, envolveu-se em um acidente e está sem condições de uso. Com isso, a população de vários bairros ficaram sem os serviços de esgotamento sanitário e o abastecimento de água.

No dia 13 de março de 2019, a Comissão de Água e Esgoto, presidida pelo Vereador Tulio, realizou uma reunião na Câmara, que contou com a participação do Prefeito Alexandre Peixinho, Secretários Municipais, a Diretoria da Saneaqua – BRK e populares, com o objetivo de encontrar uma solução para a falta de água nesses bairros, bem como a falta da coleta de esgoto. Nesta reunião, a Saneaque propôs um ajustamento contratual, para que pudesse realizar os serviços nesses bairros, porém, o prefeito relatou que a Concessionária Saneaqua perdeu a Ação Civil Pública nº 0004741-33.2009.8.26.033, que pede a nulidade do atual contrato, em todas as instâncias do Poder Judiciário (1ª Comarca de Mairinque, 2ª no TJSP e 3ª no STJ/Brasília), consequentemente, nenhum serviço pode ser ajustado com esta concessionária, mesmo enquanto o processo não tenha findado seu trânsito, e por essa razão, providências seriam tomadas para a realização de nova concorrência.

Ainda em 2019, Foram analisados pela Comissão de Água e Esgoto, e posteriormente, deliberados pelo plenário da Câmara, os Projetos de Lei, que aprovados e sancionados, ensejaram na edição das Leis Municipais: 3.740/2019, que aprovou a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e a utilização da Política de Saneamento Básico e a Lei Municipal 3.703/2019, que criou o Fundo Municipal de Saneamento Básico – FMSB. Também, a Lei 3702/2019 que dispõe sobre a concessão dos serviços públicos de água e esgoto no âmbito do município de Mairinque.

Igor Juan

Jornalista de assuntos gerais, com especialização em assuntos de negócios e Política. Formando pela faculdade ESACM, com passagens pela RedeTV!, Jornal O Democrata, SP Agora e Band.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *