21 de dezembro de 2021 - Atualizado: 09 mar 2022 às 15:24
O Salário mínimo 2022 terá um reajuste de 10%, em decisão tomada na noite desta segunda-feira (20), por conta da alta da inflação.
O projeto recebeu aprovação na Câmara dos Deputados, cujo relator foi Hugo Leal (PSD-RJ). Logo, o novo salário mínimo 2022 passará de R$ 1169, para R$ 1210,00.
Após a aprovação, o projeto de lei passará por uma análise da Comissão Mista de Orçamento, e depois passará para o Senado.
Dessa forma, o reajuste será de 10%, não excedendo assim o teto de gastos do Governo. A última alta ocorreu em 2016.
O cálculo do salário mínimo é feito com base no valor do INPC, que se baseia justamente nos índices de inflação e na alta dos preços.
Por exemplo, o aumento nos preços da gasolina, eletricidade e alimentos impactou muito na subida do valor do INPC.
Sendo assim, foi necessário também elevar o preço do salário mínimo, para que as famílias de baixa renda possam pagar pelos produtos.
Contudo, o Governo Federal acredita que mesmo com esse reajuste, as famílias carentes continuem tendo dificuldades em sobreviver financeiramente.
Por conta disso, o Auxílio Emergencial e o Auxílio Brasil ajudarão neste caso, como suporte financeiro extra para os necessitados.
Esse projeto é de caráter emergencial, por conta das férias do Legislativo durante o Natal e o Ano-Novo. A decisão sairá até esta quarta-feira (22).
Todos direitos reservados © - 2022