×
PUBLICIDADE

SAAE alerta risco de falta de água em Sorocaba

Gabriel Kazuo

28 de setembro de 2021 - updated: 28 set 2021 às 22:07

Em entrevista para a Rádio Jovem Pan, Ronald Pereira da Silva, diretor do SAAE, nesta terça-feira (27), alertou que é enorme o risco de faltar água em SorocabaPor conta da crise hídrica que assola a cidade, e demais áreas do Estado, os reservatórios da cidade estão secando rapidamente.

A declaração ocorre justamente um dia depois de uma reunião entre 10 prefeitos de cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, que emitiram um estado de alerta para a crise hídrica. Participaram do encontro prefeitos de Sorocaba, São Roque, Alumínio, Cerquilho, Ibiúna, Laranjal Paulista, Mairinque, Salto, Piedade e Votorantim.

Nessa reunião, ficou acertado que as cidades precisam elaborar campanhas de conscientização para que as pessoas economizem água, além de começar a elaborar medidas para evitar o racionamento. Daqui há duas semanas, um novo encontro será feito para decidir o que será feito.

Sorocaba e região podem sofrer racionamento, e inclusive apagões, em janeiro

Um estudo da Votorantim Energia, empresa responsável pela Gestão da Represa de Itupararanga, e também das usinas que abastecem a RMS com energia, mostrou um estudo que revela que, se mantidas a média de chuva, a represa consegue manter por 100 dias o abastecimento de água e eletricidade. 

Sendo assim, se até o mês de Janeiro as cidades da RMS não apresentar volumes dentro ou acima da média de chuva, cresce muito a chance de faltar água e também energia elétrica na maioria das casas, sendo que a prioridade será focar somente no abastecimento para a população, e não geração de energia.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

"