28 de setembro de 2021 - Atualizado: 28 set 2021 às 22:07
Em entrevista para a Rádio Jovem Pan, Ronald Pereira da Silva, diretor do SAAE, nesta terça-feira (27), alertou que é enorme o risco de faltar água em Sorocaba. Por conta da crise hídrica que assola a cidade, e demais áreas do Estado, os reservatórios da cidade estão secando rapidamente.
A declaração ocorre justamente um dia depois de uma reunião entre 10 prefeitos de cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, que emitiram um estado de alerta para a crise hídrica. Participaram do encontro prefeitos de Sorocaba, São Roque, Alumínio, Cerquilho, Ibiúna, Laranjal Paulista, Mairinque, Salto, Piedade e Votorantim.
Nessa reunião, ficou acertado que as cidades precisam elaborar campanhas de conscientização para que as pessoas economizem água, além de começar a elaborar medidas para evitar o racionamento. Daqui há duas semanas, um novo encontro será feito para decidir o que será feito.
Um estudo da Votorantim Energia, empresa responsável pela Gestão da Represa de Itupararanga, e também das usinas que abastecem a RMS com energia, mostrou um estudo que revela que, se mantidas a média de chuva, a represa consegue manter por 100 dias o abastecimento de água e eletricidade.
Sendo assim, se até o mês de Janeiro as cidades da RMS não apresentar volumes dentro ou acima da média de chuva, cresce muito a chance de faltar água e também energia elétrica na maioria das casas, sendo que a prioridade será focar somente no abastecimento para a população, e não geração de energia.
Todos direitos reservados © - 2022