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ROI: o que é e como calcular o de seu negócio

Lucas Avila

2 de agosto de 2022 - Atualizado: 02 ago 2022 às 10:23

ROI Analista financeiro foto criado por mindandi - br.freepik.com

Dentre tantos conceitos e métricas que o marketing digital trouxe, o ROI se tornou um dos mais importantes quando o quesito é o cuidado com as finanças de uma empresa e com o planejamento que pode garantir o sucesso de uma marca.

Quem possui um negócio sabe muito bem que os investimentos para mantê-lo de pé e para atrair novos clientes estão longe de serem poucos e muito menos baratos, engana-se quem pensa que ter o seu próprio negócio não é preciso gastar nada. 

Pelo contrário, o ato de empreender exige muita organização e investimento por parte do empreendedor, principalmente quando o assunto é a atração de novos clientes, seja em um ambiente físico ou até mesmo no digital. 

Por exemplo, se uma rede de empresas fabricantes de painéis elétricos deseja atrair novos clientes, ela terá que construir uma campanha de marketing e divulgação para isso, independentemente se ela for lançada em pontos físicos de venda ou na internet. 

E todo esse processo acaba exigindo um grande investimento da marca, que quando possui essa receita, investe sem medo, pois sabe que obterá um bom retorno e conseguirá chegar no objetivo traçado. 

Entretanto, assim como tudo na vida, nem sempre temos o controle do que irá acontecer, e pode ser que um determinado investimento não te traga os resultados esperados, todos estamos a mercê disso. 

Por isso, o ROI surgiu como uma maneira de ajudar os empreendedores a entenderem mais sobre o investimento que fazem para atrair novos clientes e se esse investimento está trazendo o retorno esperado por eles. 

Seja uma central de interfonia condominial ou até mesmo uma pequena loja de calçados, o ROI é uma métrica essencial para o seu negócio e que não pode ficar de fora do escopo de planejamento de uma marca que deseja sucesso em suas estratégias. 

Sendo assim, hoje você irá conhecer a fundo o conceito do ROI, assim como a sua importância para os negócios, como calculá-lo e as vantagens que ele pode trazer para a sua empresa, independente do tamanho ou segmento dela.

Conheça o conceito do ROI 

ROI é uma sigla para o termo em inglês chamada Return Of Investment, que em portugeus significa Retorno Sobre Investimento, pelo nome já podemos ter uma pequena noção sobre o que se trata esse conceito. 

O ROI nada mais é do que uma ideia e um cálculo que ajuda as empresas a terem uma maior e melhor noção de quanto estão ganhando após o investimento realizado em um lançamento, campanha de divulgação ou qualquer outra ação da empresa. 

Por exemplo, se uma empresa de projeto de drenagem criar um evento para divulgar seu novo projeto com a intenção de fazer mais vendas, o ROI pode ajudar a marca a ver o quanto investiu e quanto recebeu de todo esse investimento. 

Esse conceito surgiu após muitas empresas começarem a perder grande parte de suas receitas e sem saber como todo aquele dinheiro estava indo embora tão rápido, foi justamente aí que o ROI entrou e mudou por completo essa situação. 

Claro que, estipular um valor máximo a ser gasto como investimento é extremamente importante para que você não tenha prejuízos, mas o ROI é um grande aliado de quem deseja ver com seus próprios olhos o resultado desse investimento. 

Entenda a importância do ROI 

Muito se questiona sobre a importância do ROI nos dias de hoje e o motivo pelo qual ele se tornou tão essencial para as empresas, e é claro que essa importância não surgiu do dia para a noite, e vamos te dar um exemplo prático sobre isso. 

Imagine que uma marca que está criando um projeto rede de distribuição e pensa em fazer um evento para divulgar o produto e aumentar as suas vendas, eles estipulam um valor máximo para o evento e realizam ele em um fim de semana. 

Pois bem, o evento foi incrível e muitos se sentiram satisfeitos, entretanto, como saber se as vendas realizadas nesses eventos chegaram a ser maiores do que investimento ou, pelo menos, conseguiram chegar no mesmo valor gasto nele?

Saber essa informação é crucial para qualquer negócio, pois se o valor arrecadado for igual ou até menor do que o investimento, significa que a sua empresa está perdendo muito dinheiro, e se tem algo que nenhum empreendedor deseja é perder sua receita. 

Como mencionamos anteriormente, manter uma empresa de pé requer muito investimento e organização, por isso, cada real que entra e sai pode fazer toda a diferença para a marca, sendo assim, o ROI se torna essencial para evitar perdas desnecessárias e prejuízos. 

Aprenda a como calcular o ROI

E se você decidiu abrir uma industria de luminárias em sp ou trabalhar diretamente com marketing, achando que se livraria da matemática, enganou-se, no universo dos negócios é preciso lidar com muitos cálculos, mas por um bom motivo. 

Eles são certeiros e precisos quando o assunto é saber se uma marca está ganhando ou perdendo dinheiro, afinal de contas, os números não mentem, por isso, é essencial saber calcular a taxa de ROI do seu negócio. 

O ROI possui uma fórmula única, ou seja, independentemente de qual seja o tamanho ou segmento do seu negócio, a fórmula será sempre a mesma e trará o resultado que você precisa, a fórmula em questão é:

ROI = Receita – Custo / Custo x 100 

Isso significa que a fórmula nada mais é do que a subtração entre a receita e o custo da empresa, dividido novamente pelo valor do custo e multiplicado por 100 para termos o resultado em % da taxa do ROI. 

A receita de uma empresa de levantamento topográfico, por exemplo, nada mais é do que o valor atual que ela ganhou com a estratégia ou campanha que foi criada, e o custo é justamente o total que foi investido nessa empreitada. 

Indo para um exemplo prático, vamos imaginar que uma empresa de design investiu R$10 mil em uma campanha de marketing e obteve um retorno de R$30 mil na contratação de serviços e compra de produtos por parte dos clientes. 

Sendo assim, seguindo a fórmula de cálculo da taxa de ROI e levando em consideração esses dados, a conta ficaria da seguinte maneira: 

ROI = 30.000 – 10.000 / 10.000 x 100

ROI = 20.000 / 10.000 x 100

ROI = 2 x 100

ROI = 200% 

Nesse caso, a taxa de ROI seria de 200%, o que significa que a cada R$1,00 investido pela empresa, ela teria um retorno de R$2,00, o que totaliza um lucro de R$20 mil reais para a marca, o dobro do que foi investido. 

A premissa do cálculo é basicamente essa, seja para uma rede de fabricantes de elevadores monta carga ou qualquer outro negócio que queira implementar esse conceito em seu negócio. 

Você pode até mesmo se reunir com a equipe de finanças do seu negócio e o time de marketing para ter mais dados concretos para realizar esse cálculo de maneira eficiente. 

Vantagens do ROI

E é claro que um conceito como esse não teria ganho tanto proporção e importância à toa, por isso, selecionamos algumas das principais vantagens do ROI para as empresas que aplicam esse conceito em seu planejamento. Confira: 

Corte de gastos desnecessários 

Se tem uma coisa que uma empresa não pode brincar são com os seus gastos, que podem fazer toda a diferença para a empresa como um todo, e o ROI auxilia justamente nisso, trazendo mais controle para esses gastos.

Com o ROI é mais do que possível saber com o que a sua empresa está gastando, o retorno que está tendo com isso e quais desses gastos podem ser cortados para que a empresa tenha mais lucro e faturamento. 

Aumento dos lucros 

O que uma empresa de montagem de painéis elétricos SP ou qualquer outra deseja dentro de um negócio, é obter mais lucro e faturamento, e para isso, você pode contar tanto com o ROI quanto com outras estratégias de marketing digital, como:

  • Marketing de influência;
  • Campanhas online;
  • Marketing de conteúdo;
  • Sistema de parceiros;
  • Kits de produtos ou serviços, entre outros. 

Mas o ROI, exclusivamente, é a taxa que te ajuda a ver como anda os seus lucros e quais passos você pode adotar para fazer esse número crescer cada vez mais. 

Resultados que duram 

Um dos grandes medos de quem investe em algo é pensar que os resultados não irão durar muito tempo e que a empresa pode se encontrar em uma espécie de zona de risco quando se trata das finanças.

Entretanto, com o ROI é mais do que possível obter resultados que durem e façam você usufruir de métricas que realmente podem fazer toda a diferença no presente e no futuro do seu negócio. 

Assim, o ROI se tornará um grande aliado da sua marca, ajudando-a a chegar ainda mais longe e obter resultados que durem e tragam muitos benefícios para a sua empresa como um todo. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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