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Registro de domínio: por que fazer?

Lucas Avila

17 de junho de 2022 - Atualizado: 18 jun 2022 às 22:05

domínio Foto - Ilustração Manchete

Um site precisa de um registro de domínio para conferir credibilidade e dar mais representação online. Hoje em dia, contar com uma página própria já deixou de ser algo supérfluo para se tornar cada dia mais importante.

Para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado e possa usar todo o seu potencial no marketing digital, um site com domínio registrado é algo fundamental.

No meio digital é preciso ser reconhecido e se diferenciar da concorrência para ter mais autonomia e potencializar as vendas. Em meio a tantas empresas, é preciso se perguntar como e o que pode ser feito para aumentar a credibilidade e ter maior representatividade no universo digital.

Durante o processo de construção de um site de uma empresa, como uma usinagem de peças de alumínio, o registro de domínio é o primeiro passo. O domínio também é fundamental na construção do e-mail corporativo, onde se cria seguindo a seguinte lógica: seuemail@suamarca.com.br.

Neste artigo você vai entender mais sobre o registro de domínio, como fazê-lo e por que é tão importante para uma marca se diferenciar no mercado. Continue acompanhando o artigo e veja as possibilidades que isso traz para sua empresa.

O que é registro de domínio?

Registrar seu domínio é um processo administrativo que garante que sua empresa tenha seu próprio domínio na internet.

Assim como a marca que faz o nome da empresa, o domínio se refere ao endereço eletrônico da página de uma empresa de fornecedores de conexões galvanizadas, assim como para os demais setores e segmentos.

Diferente do processo de registro de uma marca, o domínio vai pertencer a quem o registrar primeiro, ainda que o responsável por fazê-lo não seja o proprietário da marca, por isso é muito importante priorizar esse passo na construção do seu empreendimento, evitando frustrações.

Não é nada legal ter outra empresa com o nome de sua marca como domínio, por isso se faz tão fundamental colocar o registro dele em sua lista de prioridades.

Para que serve um domínio?

Contar com um domínio registrado é fundamental para conferir a um negócio, como distribuidores de conectores elétricos, um endereço eletrônico na internet, além de ser uma proteção adicional para uma marca.

Quando se realiza o processo de abertura de uma empresa, é fundamental que rapidamente se registre o domínio com um nome igual ou o mais similar possível ao nome escolhido para a marca.

Ter um domínio registrado confere um endereço público ao seu proprietário, de forma que seu site tenha o endereço da sua marca.

Outra ferramenta útil, mediante a contratação de uma hospedagem de sites ou de um serviço de e-mail corporativo é a criação de contas de e-mail como nome@suaempresa.com.br.

Podemos resumir a importância de se ter um domínio registrado pelos seguintes importantes tópicos:

  • Confere credibilidade;
  • Confere possibilidade de uso de e-mail corporativo;
  • Proteção da marca;
  • Fortalecimento de marca;
  • Presença online.

Como pode ver, uma empresa de avaliação de integridade de caldeira ganha muito registrando seu domínio logo no início, para não correr o risco de que outros o façam.

Extensões mais populares

Existem extensões de domínio que são nacionais, como o famoso .br, e internacionais, como .com, .net, .org, além de existirem domínios próprios para cada tipo de segmento. Uma empresa ou um profissional que trabalha com música, por exemplo, pode fazer seu registro com a extensão .mus.

Mas aconselhamos usar extensões mais conhecidas como .com.br ou .net, uma vez que são mais familiares e mais fáceis do público lembrar.

Para entidades sem fins lucrativos é usada comumente a extensão .org, que caracteriza esse tipo de empreendimento.

Definitivamente a extensão .com é a mais popular em todo o mundo, usada para fins comerciais, como para uma assistência técnica de redutores. No entanto, devido a grande popularidade, existem poucas possibilidades de nomes ainda disponíveis com a extensão.

A extensão .net é voltada para empresas relacionadas ao segmento digital, como uma empresa de marketing digital.

Mas como não há uma regulamentação específica que vincule a extensão .net aos serviços de internet, ela vem sendo usada indiscriminadamente, vista como uma boa alternativa ao tradicional .com.

Já o .org é necessariamente uma extensão voltada para organizações sem fins lucrativos, como ONGs, associações esportivas, instituições culturais, organizações religiosas, softwares de código aberto, entre outras.

Até o ano de 2010, já havia cerca de 8 milhões de páginas registradas com a extensão .org, sendo considerada a terceira na preferência dos brasileiros.

A extensão.info é voltada para sites que têm como objetivo oferecer informações sobre si mesmos ou sobre seus produtos e serviços, como de um fabricante de bobina de papel kraft, sendo uma extensão genérica.

Em 2001, criou-se o .biz, visando aliviar a sobrecarga do concorrido .com. Esta é mais uma alternativa para setores comerciais. Para negócios e projetos que atuam somente no Brasil, aplicar a extensão .br é uma opção muito útil.

Mesmo que não seja obrigatório colocar o .br, essa é uma excelente forma de ter seu site identificado como uma página brasileira. Grandes empresas nacionais, sites governamentais e universidades sempre empregam o .br em seus endereços eletrônicos.

Agora para quem quer registrar um domínio diferente, existem mais de 120 categorias dentro do .br que cumprem a mesma finalidade.

Existem desde categorias mais genéricas, que usam o famoso .com.br, até categorias que são mais específicas para certas profissões, cidades ou organizações.

A seguir vamos dar diversos exemplos para as mais diversas áreas, setores e segmentos. Confira.

Domínios para pessoas jurídicas

Voltados para empresas, temos a seguinte listagem de exemplos que podem ser aplicados ao seu negócio de produtos químicos para lavagem automotiva:

  • .agr.br: negócios agrícolas e fazendas;
  • .art.br: artes, como música, pintura e folclore;
  • .edu.br: instituições de ensino superior;
  • .coop.br: cooperativas;
  • .esp.br: esportes;
  • .far.br: farmácias e drogarias;
  • .g12.br: entidades de ensino de primeiro e segundo graus;
  • .gov.br: entidades do governo federal;
  • .imb.br: imobiliárias;
  • .ind.br: industrias;
  • .tmp.br: eventos temporários, como feiras e exposições;
  • .tur.br: companhias da área de turismo;
  • .tv.br: empresas de radiodifusão de sons e imagens.

Como pode ver, existe uma extensão para cada tipo de negócio, atendendo as mais diversas demandas de pessoas jurídicas.

Domínios para profissionais liberais

No caso de profissionais liberais também existem extensões próprias para caracterizá-los, tais como:

  • .adm.br: administradores;
  • .adv.br: advogados;
  • .arq.br: arquitetos;
  • .ato.br: atores;
  • .bio.br: biólogos;
  • .cim.br: corretores;
  • .cng.br: cenógrafos;
  • .cnt.br: contadores;
  • .ecn.br: economistas;
  • .eng.br: engenheiros;
  • .eti.br: especialista em TI;
  • .fnd.br: fonoaudiólogos;
  • .fot.br: fotógrafos;
  • .jor.br: jornalistas;
  • .mat.br: matemáticos e estatísticos;
  • .med.br: médicos;
  • .mus.br: músicos;
  • .odo.br: dentistas;
  • .ppg.br: publicitários e profissionais de propaganda e marketing;
  • .pro.br: professores;
  • .psc.br: psicólogos;
  • .trd.br: tradutores;
  • .vet.br: veterinários.

Assim como para pessoas jurídicas, a variedade para profissionais liberais é grande, havendo muitas opções.

Dicas com relação à escolha

Para trabalhar sua marca no mundo digital, o ideal é escolher nomes curtos, fáceis de digitar e memorizar, que não apresentem hífens ou números. Além disso, com uma boa escolha de domínio, direto e curto, fica mais fácil para a marca desenvolver um trabalho de link building.

Uma boa dica é pesquisar no site http://hostbits.com.br/registro-de-dominios/ se o domínio que você deseja já não está sendo utilizado por outra pessoa.

Como realizar um registro?

Existe uma regulamentação específica para o registro de domínios nacionais ou internacionais. Um negócio como um serviço de pintura eletrostática pode ser homologado por esses órgãos e realizar todo o procedimento de registro sem dificuldade.

Para realizar o registro do seu domínio, escolha o nome para seu endereço eletrônico, que como mencionamos deve ser o mais parecido possível com sua marca. Em seguida verifique se ele está disponível no site que recomendamos, garantindo que não está sendo usado por outra empresa ou pessoa.

O passo final é registrar o domínio pagando a anuidade para isso em uma empresa responsável por isso. Geralmente o registro é anual, mas algumas empresas disponibilizam o pagamento de mais de uma anuidade por vez.

Como você viu em nossos exemplos, é possível registrar um domínio tanto em nome de uma pessoa jurídica como de uma pessoa física.

Considerações finais

Para não ter problemas e manter a propriedade de seu registro, é importante ficar atento a data de vencimento da anuidade.

É muito comum que as empresas responsáveis por tal função enviem um e-mail avisando sobre o vencimento, possibilitando a renovação, mas isso não é uma regra.

Neste artigo você pôde perceber como registrar seu domínio, ter um site e um e-mail corporativo são medidas essenciais para inserir e manter sua empresa no meio digital, possibilitando novos negócios e novas oportunidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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