Moradores de uma rua entre os bairros Vila Barreto e Granada em Mairinque enfrentam transtornos e indignação após o estouro de uma rede de esgoto que tomou conta da via com água contaminada e fezes.
A situação, além de gerar forte odor, está causando mal-estar em quem vive ou circula pela região, especificamente na Avenida Argelina Perrote. De acordo com relatos de moradores, o problema iniciou nesta manhã de quinta-feira (24/04) e só está se agravando, com forte volume de água com fezes que se espalha por toda rua.
O mau cheiro se espalha por toda a via, comprometendo a qualidade de vida e oferecendo risco à saúde pública.
“Está impossível sair de casa. O cheiro é insuportável e a gente tem medo das crianças ou qualquer outra pessoa cair nesta água suja”, conta uma moradora que preferiu não se identificar. Segundo ela, o problema foi comunicado às autoridades competentes, mas até o momento nenhuma equipe técnica foi enviada ao local.
Vale destacar que o problema ocorre bem na porta da UBS – Unidade Básica de saúde da Vila Barreto e bem próximo a uma creche.
A população cobra uma resposta urgente da prefeitura e da concessionária responsável pelo saneamento básico no município. Além dos transtornos imediatos, moradores temem o surgimento de doenças causadas pela exposição ao esgoto a céu aberto. A reportagem entrou em contato com a companhia Saneagua e aguarda posicionamento oficial sobre o caso e as medidas que serão adotadas para a contenção do vazamento e a recuperação da rede de esgoto no local.
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.
