Significado espiritual da abelha imortalidade e ordem
PUBLICIDADE

Significado espiritual da abelha imortalidade e ordem

Gabriel Kazuo

7 de janeiro de 2021
Atualização:05 abr 2021 às 16:48

Abelha é muito importante para a natureza e para a cadeia alimentar, elas são responsáveis por polinizar as flores e fabricam o mel, alimento essencial para a dieta de muitos mamíferos. A perda delas traria muitos prejuízos, podendo impactar inclusive nas nossas v idas.

Um dos insetos mais importantes da natureza, a abelha representa a imortalidade, a ordem, a cooperação, a nobreza, a alma, o amor e a dor

Pelo fato de trabalharem sempre juntas, formando colmeias e várias castas que realizam trabalhos bem específicos, a abelha simboliza ordem, disciplina e organização. Quando nos referimos a abelha representar a nobreza, isso se deve ao trabalho da abelha-rainha, que comanda as demais, e que também pode representar maternidade e fertilidade. 

Na idade antiga, os egípcios antigos acreditavam que o inseto significava a realeza. Segundo a mitologia local, conta-se que teriam surgido a partir de lágrimas de Rá, o Deus do Sol, e por conta disso a sua principal missão era ”purificar pelo fogo e nutrir pelo mel”.

Já para os gregos, as abelhas eram associadas à deusa da agricultura, Demeter. Assim como os egípcios, os gregos também acreditavam que as abelhas representem a alma, como diz Platão:  “A alma dos homens sombrios reencarnam sob forma de abelha.”

Na Bíblia em algumas passagens a abelha é citada como elemento de luz, lealdade e diligencia, como diz em Salmos 118:12 além Isaías 7:18,19

Para os hindus, a abelha representa o amor, por meio da divindade Kama, que aparece montado em um papagaio, e que sua principal arma é um arco cujos fios eram formados por abelhas.

Significado da abelha no Egito

Em 350 a.C. o símbolo da abelha foi consagrado como representação do rei Faraó, isso se deve ao fato que, para os egípcios, esse inseto havia sido gerado a partir das lágrimas de Rá, o deus-Sol.

Além disso, o templo egípcio dedicado à deusa Neith, era conhecido como “a casa das abelhas”. E outra divindade feminina, a Deusa Maat, era representada como uma abelha com grandes asas, segurando um pote com mel.

Significado na Grécia

Na Grécia Antiga, elas eram consideradas símbolo da divindade e estavam associadas à Deméter, a deusa da agricultura e da colheita.

Significado para os povos na Índia

No hinduísmo, originário da Índia, a abelha era relacionada a Kama, o deus do amor, por isso, para os hindus, a abelha simbolizava abundância e força.

Povos nórdicos

Os povos celtas, que viviam em países nórdicos, consideravam o inseto símbolo de sabedoria, da imortalidade e da alma.

Significado no Cristianismo

No cristianismo, o simbolismo da abelha está associado à justiça divina, já que sua picada representa a ação das leis divinas e o mel, a misericórdia que emana do Divino, equilibrando assim a Balança Cósmica.

Significado  na Antiga Alquimia

Na alquimia, a abelha era associada à transmutação e ao equilíbrio entre os opostos e às forças masculina e feminina.

Significado no Xamanismo

No Xamanismo, a abelha traz o significado da harmonia e da eficiência na comunicação e na organização com a comunidade.

A abelha, como animal de poder de uma pessoa, representa que ela é uma pessoa abnegada, trabalhadora, tenaz, organizada, e que sabe interagir com os demais em prol de sua comunidade.

Significado do mel

Assim como as suas principais caraterísticas dizem, o mel representa a fartura, a doçura e a prosperidade, por ser um alimento rico em açúcar e vitaminas.

Significado da colmeia

Como dito anteriormente, a colmeia representa a ordem e a cooperação, sendo um símbolo usado pela maçonaria. Como a colmeia é uma espécie de ”casa” para as abelhas, os egípcios atribuíram a ela, o significado de eternidade. 

Resumo do simbologia e significado espiritual da abelha

Elas representam eternidade, multiplicação geral de vida e prosperidade, mortalidade, a ordem, a cooperação, a nobreza, além do amor e a dor, já que cultivam o pólen de flores e ao se sentirem ameaçadas atacam para sua defesa, gerando dor a quem recebe uma picada.

O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e chegacam informações dos fatos diariamente notíciados no jornal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *