×
PUBLICIDADE

Significado espiritual da abelha imortalidade e ordem

Gabriel Kazuo

7 de janeiro de 2021 - updated: 12 dez 2021 às 14:01

Abelha é muito importante para a natureza e para a cadeia alimentar, elas são responsáveis por polinizar as flores e fabricam o mel, alimento essencial para a dieta de muitos mamíferos. A perda delas traria muitos prejuízos, podendo impactar inclusive nas nossas v idas.

Um dos insetos mais importantes da natureza, a abelha representa a imortalidade, a ordem, a cooperação, a nobreza, a alma, o amor e a dor

Pelo fato de trabalharem sempre juntas, formando colmeias e várias castas que realizam trabalhos bem específicos, a abelha simboliza ordem, disciplina e organização. Quando nos referimos a abelha representar a nobreza, isso se deve ao trabalho da abelha-rainha, que comanda as demais, e que também pode representar maternidade e fertilidade. 

Na idade antiga, os egípcios antigos acreditavam que o inseto significava a realeza. Segundo a mitologia local, conta-se que teriam surgido a partir de lágrimas de Rá, o Deus do Sol, e por conta disso a sua principal missão era ”purificar pelo fogo e nutrir pelo mel”.

Os gregos associam abelha à deusa da agricultura, Demeter. Assim como os egípcios, que acreditam  que as abelhas representem a alma.

Na Bíblia em algumas passagens a abelha é citada como elemento de luz, lealdade e diligencia, como diz em Salmos 118:12 além Isaías 7:18,19

Para os hindus, a abelha representa o amor, por meio da divindade Kama, que aparece montado em um papagaio, e que sua principal arma é um arco cujos fios eram formados por abelhas.

Significado da abelha no Egito

Os povos do Egito acreditam que a abelha é o símbolo da alma e que elas surgiram das lágrimas do deus egípcio do sol, Rá, ganhando a representação da luz  e realeza.

No Egito existe um templo dedicado à deusa Neith, é conhecido como “a casa das abelhas”.

Significado da abelha na Grécia

Os gregos consideram dizem que as abelhas são símbolo de divindade associadas à Deméter, a deusa da agricultura e da colheita.

Significado para os povos na Índia

Na Índia abelha representa a Kama, Deus do amor, e por lá representa a abundância e força.

Povos nórdicos

Os povos celtas, que viviam em países nórdicos, consideravam o inseto símbolo de sabedoria, da imortalidade e da alma.

Significado no Cristianismo: No cristianismo sobretudo a abelha está associada à justiça divina e o mel a misericórdia.

Significado  na Antiga Alquimia

Os povos da Alquimia associam o inseto à transmutação e ao equilíbrio entre os opostos e às forças masculina e feminina.

Significado no Xamanismo

No Xamanismo, ela significa harmonia e eficiência na comunicação e na organização.

Em conclusão a abelha, como inseto representa o trabalho, tenaz, organizada, e que sabe interagir com os demais em coletivo.

Significado do mel

O mel representa a fartura, a doçura e a prosperidade, por ser um alimento rico em açúcar e vitaminas.

Resumo do significado espiritual da abelha

  • Eternidade
  • Multiplicação
  • Prosperidade
  • Mortalidade
  • Ordem
  • Cooperação
  • Nobreza
  • Amor

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.kazuo@correiodointerior.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.