Indicadores mostram que o Brasil não irá alcançar a imunidade de rebanho em 2021, e que vacinação contra a Covid-19 deve continuar em 2022, para jovens. Entenda
5 de abril de 2021 l Atualização: 05 abr 2021 às 16:28
O Brasil já comprou mais de 500 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, suficientes para imunizar toda a população em um ano. Entretanto, diversos fatores estão impedindo que elas cheguem com rapidez no braço dos brasileiros.
O que mais dificulta e o fator que mais ”irrita” os secretários de Saúde e a Opinião Pública são as previsões feitas pelo Ministério da Saúde, que sempre promete mais doses do que realmente entrega. Mas, esse fator não é específico do Brasil, pois a alta demanda afeta todos os países do Mundo.
Por conta disso, a BBC Brasil, em parceria com diversos cientistas, fez uma série de projeções sobre os rumos da vacinação no Brasil. Confira:
A primeira previsão é que o Governo Federal não irá cumprir a meta de imunizar toda a população brasileira em 2021. Segundo a UFJF, o Brasil teria que vacinar 2 milhões de pessoas por dia, para ter a situação sob controle neste ano.
Para que esse processo acelere, é necessário que a Anvisa aprove 68 milhões de doses de vacinas não autorizadas, como a Covaxim, Janssen e Sputnik V. Para piorar, o Brasil ainda precisa comprar mais insumos para produzir as duas únicas vacinas em, circulação, a Coronavac e a AstraZeneca.
Essa lentidão na entrega das doses faz com que Estados e Municípios façam a imunização de idosos por anos de nascimento, fazendo com que esse processo seja mais lento que o esperado. Para que isso acelere, os Governos vem tentando incluir grupos prioritários para que se vacinem o mais rápido possível.
Segundo o IBGE, o Brasil tem 48 milhões de pessoas menores de 18 anos que sequer sabem quando irão tomar a vacina. Mas, isso não é culpa do Governo Federal, mas sim das farmacêuticas, que ainda não testaram suas vacinas ne4ste público.
Sendo assim, se nada mudar, a tendência é que 100% da população seja vacinada só em 2023 ou 2024, na situação mais realista.
Todos direitos reservados © 2016-2021