Procon recebe denúncia sobre Supermercado São Roque que se negou a trocar picanha estragada

Procon Vai Analisar Denúncia Sobre Supermercado São Roque Que Se Negou A Trocar Picanha Estragada Para Cliente

Nesta terça-feira (08/04), o Procon São Paulo recebeu uma denúncia formal envolvendo uma rede de supermercados de grande porte no interior paulista. A acusação, direcionada à rede São Roque Supermercados, refere-se ao descumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no que diz respeito à troca de produtos.

O caso ganhou destaque na tarde de segunda-feira (07/04), por meio de reportagem do Jornal Correio do Interior, gerando grande repercussão na microrregião de São Roque e em outras cidades do interior do estado.

Segundo a denúncia, a rede de supermercados se recusou a realizar a troca de uma picanha adquirida em uma de suas unidades em São Roque. O motivo alegado foi a ausência do cupom fiscal, mesmo que a compra tenha ocorrido minutos antes. O produto em questão, uma picanha suína já temperada, estava estragado no momento da tentativa de troca.

Ao buscar reparação, o consumidor foi informado por funcionários do supermercado de que a troca não seria possível sem a apresentação do comprovante de compra. O cliente, no entanto, alegou que o CDC não exige especificamente o cupom fiscal para a realização da troca, desde que seja possível comprovar de outra forma que o produto foi adquirido no estabelecimento — como, por exemplo, via extrato bancário.

Mesmo após essa argumentação, o supermercado manteve a recusa. O cliente, então, retornou para casa com o prejuízo. Diante da situação, o caso foi encaminhado ao Procon-SP por um advogado residente em São Roque, o mesmo que já havia formalizado outra denúncia contra a rede São Roque Supermercados, também com base em uma reportagem do Correio do Interior.

Na ocasião anterior, o caso envolvia o Rapidão Atacadista — pertencente ao grupo São Roque — que havia anunciado cervejas de determinada marca por um valor promocional. Uma consumidora, atraída pelo preço, foi surpreendida ao perceber que, no momento do pagamento, o valor cobrado era diferente do anunciado. Após a denúncia ao Procon e repercussão na imprensa, a situação foi resolvida. O advogado responsável pelas duas denúncias preferiu permanecer no anonimato.

O Supermercado foi procurado para falar sobre, mas até o momento não houve resposta sobre.