Primeira parcela do IPTU de alto valor em São Roque vence dia 20 e moradores dizem que não vão pagar

Primeira Parcela Do Iptu De Alto Valor Em São Roque Vence Dia 20 E Moradores Dizem Que Não Vão Pagar

No dia 20 de março, vence a primeira parcela do IPTU 2025 na cidade de São Roque e muitos moradores que receberam o carnê de 2025 com valor fora do comum relataram que não irão pagar a primeira parcela e muito menos as demais.

Inúmeros moradores da cidade estão revoltados com o valor do IPTU 2025, há casos em que imoveis simples que não tiveram ampliação tiveram aumentos de mais de 100% comparado a cobranças de anos anteriores. Um dos casos é de uma moradora que antes pagava R$ 800 e foi surpreendida com o valor de R$ 8 mil a ser pago.

Em meio a muitas reclamações e manifestos públicos pela cidade, o Prefeito Guto Issa não deu qualquer explicação aos moradores da cidade e tem evitado aparecer publicamente pela cidade. Nem mesmo no carnaval de rua o prefeito esteve persente, tudo para evitar indisposição ou qualquer situação maior.

Guto Issa foi encurralado a suspender cobrança do IPTU

Na terça-feira (11/03), em sessão na Câmara de Vereadores, foi discutida a suspensão da cobrança do IPTU de 2025, dos contribuintes que ultrapassam mais de 100% do valor cobrado em 2025. Essa suspensão foi pedida para ser feita uma revisão da cobrança dos valores.

A questão debatida na Câmara de Vereadores, entretanto, gera um impasse, se o Decreto Legislativo proposto pela Câmara de Vereadores para suspender a cobrança do IPTU tem ou não força jurídica para ajudar os contribuintes são-roquenses. Em meio a esse decreto, o Poder Executivo (Prefeitura) poderá questionar judicialmente a legalidade do decreto, para assim não suspender a cobrança.

Agora, a situação que tem dado o que falar na cidade e causado preocupação a muitas pessoas, está nas mãos do poder executivo, especificamente em poder de decisão de Guto Issa, que se vê encurralado a tomar uma decisão.

Mas, ao que apurado pelo Jornal Correio do Interior, essa questão não será aceita por Guto Issa, conforme fontes internadas do poder executivo, o que pode tornar o caso em uma novela com longos capítulos a se acompanhar e batalha judicial.

Por fim, a popular clama apenas pelo que é justo e quer se ver livre de cobrança indevida e fora da margem.