
Boa notícia para quem trabalha como motorista de aplicativo, como plataformas UBER e 99 e Drive Mobi. O prefeito de Sorocaba está trabalhando na criação de um aplicativo de transporte que vai ser concorrente do UBER em Sorocaba.
A proposta, brevemente ao que apurado pelo Jornal Correio do Interior, é que o aplicativo seja mais rentável aos motorista, pagando bem mais do que a UBER paga aos seus milhares de motoristas na região de Sorocaba. A informação foi destacada pelo Prefeito Rodrigo Manga em entrevista para Jornal Cruzeiro do Sul no dia 22 de março.
Ao que apurado pelo Jornal Correio do Interior, a previsão é que o app entre em funcionamento no segundo semestre de 2025, mas ainda neste primeiro semestre do ano, alguns motoristas já vão poder abrir cadastro de trabalho na plataforma ainda sem nome.
“Hoje, um motorista de aplicativo chega a pagar 50% da sua viagem para a rede. Desta forma, só restam 50% para ele manter a manutenção do carro e levar sustento a sua família. Isso, às vezes, acaba sendo inviável”, explicou o prefeito.
Neste cenário, a ideia para o novo aplicativo é que as taxas de administração sejam apenas de 10%, enquanto o restante, 90% do valor da viagem, fique para o motorista. Além disso, com a implantação da ferramenta, Manga ainda garante viagens mais baratas e acessíveis, mesmo em horários de pico.
A segurança, por sua vez, será monitorada também por um aplicativo. Assim, tanto o motorista, quanto o passageiro, poderão acionar a GCM.
Assuntos do momento:

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.