9 de junho de 2021 - Atualizado: 08 mar 2022 às 18:41
O Governo de São Paulo anunciou, na tarde desta quarta-feira (08), dois anúncios muito importantes sobre a pandemia de Covid-19 no Estado. O primeiro deles é a prorrogação da Fase de Transição do Plano SP até o dia 30 de junho, e o segundo é a antecipação do final do cronograma de vacinação do Estado em 15 dias.
Já a Prefeitura da cidade de São Roque decretou logo em seguida após o comunicado do Governo do Estado, o fechamento de bares e restaurantes nos dias 12 e 13 de junho, período em que o estabelecimentos da cidade se preparavam para ações dos dias dos namorados. O fechamento é específico, apenas para esses dois setores.
A Fase de Transição, que está em vigor no Estado desde o mês de abril, foi prorrogada até o dia 30 de junho, a pedido do Centro de Contingência da Covid-19. Neste momento, a situação da pandemia de Covid-19 em São Paulo é considerada como estável, embora em algumas cidades, o vírus esteja novamente fora de controle.
O toque de recolher continua mantido das 21h às 05h, com comércio, shoppings, igrejas e templos religiosos, restaurantes, lanchonetes, barbearias, salões de beleza, academias e eventos culturais e setor de Lazer funcionando das 06h às 21h.
A capacidade de ocupação nesses locais é de 40% e os órgãos públicos devem continuar funcionando em homeoffice, e escolas municipais, estaduais públicas, privadas e Universidades com ensino híbrido.
Apesar desse anúncio ser importante, a principal notícia da coletiva é que o Estado pode ter 100% dos adultos vacinados na virada do ano de 2021 para 2022, pois o Governo Estadual conseguiu antecipar o final do cronograma de vacinação para antes do dia 31 de Outubro. Veja a seguir:
Cronograma de vacinação de junho
Cronograma de vacinação de julho a outubro
Vale lembrar que esse cronograma dependerá o envio de doses do Ministério da Saúde para o Estado. Se a lógica permanecer, e tomando como base os prazos entre as primeiras e segundas doses de cada imunizante, São Paulo poderá aplicar a segunda dose para o público de 18 a 24 anos até janeiro de 2022, ou na virada do ano de 2021 e 2022. Até o momento, nenhuma vacina pode ser usada em crianças e adolescentes, por falta de testes nestes públicos.
Todos direitos reservados © - 2022