15 de setembro de 2020 - Atualizado: 05 ago 2022 às 14:54
A princípio, após a última greve dos motoristas dos sistema de transporte municipal de São Roque, e manifestações da empresa Mirage sobre as dificuldades de manter a operação neste período de pandemia e sem o subsídio (suspenso por decisão judicial), a Prefeitura de São Roque comunicou na tarde de terça-feira 15 de setembro, a intervenção no sistema de transporte coletivo municipal.
Contudo, através do Decreto Municipal N°9350, a Prefeitura passa a gerir o serviço de transporte coletivo.
A Prefeitura tomou a decisão após diversas reuniões com o setor, inclusive com o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Sorocaba e Região (STTRS). A intervenção objetiva garantir o pleno e efetivo funcionamento do transporte à população, frente à possibilidade de novas paralisações e até eventual descontinuidade dos serviços.
Para a advogada do Sindicato, Carolina Scudeler, a definição é bastante assertiva para o momento, principalmente no que diz respeito à manutenção da operação e do emprego dos trabalhadores.
Uma das primeiras ações da Prefeitura deve ser a regularização do pagamento dos trabalhadores e a retomada/ampliação dos horários para atender a demanda atual.
O prazo da intervenção é de 90 dias, com possibilidade de prorrogação.. Concomitantemente, a Prefeitura já adotou medidas para novo processo licitatório do serviço de transporte público, cujo contrato se encerra em abril de 2021.
Todos direitos reservados © - 2022