6 de outubro de 2021 - Atualizado: 09 mar 2022 às 10:26
A Prefeitura de São Paulo elabora um projeto para substituir o bilhete de ônibus e o pagamento na guarita em dinheiro pelo QR Code. Essas mudanças podem acontecer a partir do ano que vem, somente para os moradores da cidade.
O projeto já está em teste beta, em parceria com a SPTrans, em 17 ônibus que transitam em alguns bairros. Essa fase começou nesta semana, e irá durar até abril de 2022, onde os resultados serão apresentados para o Poder Público, que poderá aprovar ou vetar esse modelo de pagamento.
Segundo a SPTrans, a ideia é beneficiar turistas e pessoas que poucas vezes vêm até São Paulo, e que optam por pegar ônibus na cidade, e munícipes que às vezes, esquecem o cartão do passe de ônibus em casa. A ideia é que todo o processo de entrada e pagamento da passagem no veículo seja feito somente via celular.
Para tanto, foi criado o aplicativo SP Pass, que servirá como via de pagamento e entrada para o usuário. Por meio dele, será gerado um PIX, que servirá para que a transferência bancária seja feita. Após o pagamento, o QR Code irá liberar a catraca para o consumidor.
Essa medida também impacta na preservação do Meio-Ambiente, pois menos plástico seria produzido na geração os bilhetes e evita que pessoas andem com dinheiro no bolso ou na carteira, evitando assim que sejam alvos de ladrões.
Todos direitos reservados © - 2022