
A Prefeitura de Mairinque contratou recentemente, por meio de um edital, a empresa, DIGIPLAN TECNOLOGIA LTDA (contrato nº 19/2025) para realizar o trabalho de atualização cadastral usando tecnologia de geoprocessamento. O trabalho de geoprocessamento, sendo realizado de modo mais comum por meio de drones, tem o objetivo de mapear e verificar os dados dos imóveis da cidade, para atualizar o cadastro dos imóveis da cidade em relação ao IPTU, especialmente ação vai verificar se os imoveis da cidade tem divergências na área construída em relação com o que está registrado e documentado nos dados atuais da prefeitura.
Quem precisa se preocupar?
Proprietários, responsáveis ou possuidores de imóveis que tenham diferenças entre a área construída real e a registrada no sistema da prefeitura. Esses imóveis estão listados no Anexo I do edital que realizou a contratação da DIGIPLAN TECNOLOGIA LTDA
O que deve ser feito?
Essas pessoas têm 30 dias a partir da publicação do edital para comparecer à Secretaria Municipal de Finanças e apresentar documentos que regularizem a situação do imóvel.
E se não regularizar?
A prefeitura poderá aplicar medidas legais e atualizar o cadastro do imóvel mesmo sem a colaboração do proprietário, o que pode impactar o valor do IPTU e outras obrigações fiscais.O documento é assinado pelo prefeito Carlos Eduardo Thomaz Pedroso, dando legitimidade e oficialidade ao processo.
O Correio do Interior tem lista geral de alguns moradores que já devem coações de diferenças entre a área construída real e a registrada no sistema da prefeitura

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.







