Prefeito eleito de Mairinque, Eduardo Thomas pode não assumir cargo por problemas na Justiça eleitoral

Prefeito Eleito De Mairinque Eduardo Thomas Pode Nao Assumir Cargo Por Problemas Na Justica Eleitoral

O prefeito eleito de Mairinque, Eduardo Thomaz, pode não assumir o cargo. Ocorre que ao fim do período eleitoral, em que muitos candidatos devem prestar contas de gastos durante a campanha, Eduardo teve suas contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral.

A Justiça Eleitoral decidiu nessa semana desaprovar as contas de Campanha de Eduardo Thomaz e Edinho Sampaio, prefeito e vice eleitos para o mandato 2025/2028 em Mairinque. Segundo a sentença, o então candidato teria repassado recursos do Fundo Partidário, recebido pelo seu partido (PL), para candidatos a vereadores de outros partidos, o que é vedado.

A decisão foi tomada após análise da Unidade Técnica da Justiça Eleitoral e manifestação do Ministério Público, que também recomendou a desaprovação das contas.

Com esta sentença proferida pelo Juiz Eleitoral Ricardo Augusto Galvão de Souza, ficou determinado que deverão recolher a quantia de R$ 38.668,00 ao Tesouro Nacional, valores estes considerados gastos eleitorais irregulares pagos com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, ficando as contas desaprovadas.

Aos candidatos restam ainda recursos, mas com a sentença fica a dúvida se poderão tomar posse aos cargos do Executivo Municipal em 1º de Janeiro de 2025.

A decisão foi aplicada pelo Juiz eleitoral Ricardo Augusto Galvão de Souza, conforme a Lei nº 9.504/1997 e da Resolução TSE nº 23.607/2019

Ainda na política mairinquense, o vereador eleito ” Galego”, não vai poder assumir o cargo de vereador na cidade, pois a Justiça encontrou irregularidades na sua campanha e prestação de contas. Ele contratou seus próprios familiares para trabalhar em seu favor.