Siga O Correio
© 2016-2020 Rede Correio de Comunicação.
Muitas pessoas procuram saber o porquê os cheiros dos bebês recém nascidos é tão bom
28 dez 2020 l Atualização: 28 dez 2020 às 20:48
É quase impossível descrever o cheiro de um bebê recém-nascido – especialmente porque cada bebê parece ter o seu próprio cheiro. Mas se você já se aproximou de um bebê recém-nascido e sentiu profundamente o seu cheiro, sabe exatamente do que estamos falando. Não se trata apenas de xampu para bebês e fraldas sujas ; na maioria dos casos, você nem mesmo conseguirá identificar exatamente o cheiro. E então, um dia, ele simplesmente desaparece – muitas vezes sem que você perceba que está desaparecendo. Então, o que exatamente é esse “cheiro de bebê novo?”
Ninguém tem certeza absoluta. Um estudo de 2012 encontrou evidências de ” cheiro de gente velha ” – como disse a CNN , “um odor corporal reconhecível que não pode ser totalmente explicado por higiene, dieta ou outras peculiaridades ambientais”. Um dos autores do estudo teorizou que um cheiro relacionado a uma determinada faixa etária pode ser uma relíquia evolutiva projetada para ajudar os humanos a escolherem seus companheiros. Portanto, não é impossível que os bebês também tenham seu próprio cheiro – embora nem tanto para fins de acasalamento.
Esse novo cheiro de bebê também pode servir a um propósito evolutivo – por exemplo, para ajudar uma mãe a identificar seu bebê com mais facilidade, semelhante a como os bebês podem identificar suas mães pelo cheiro quase imediatamente. Vários estudos mostraram que a maioria das mães pode identificar seus bebês apenas pelo cheiro. Também pode ajudar a mulher a se relacionar com seu bebê. Um estudo de 2013 da Frontiers in Psychology descobriu que quando as mulheres recebiam uma camiseta com o cheiro de um bebê (não o cheiro de seu próprio bebê), o centro de recompensa de seus cérebros se iluminava. Isso era verdade quer as mulheres fossem ou não mães. Pode ser benéfico para os pais também. Um estudo de 2008 com macacos sagüis mostraram que os pais que cheiraram seus recém-nascidos mostraram uma queda na testosterona, o que poderia torná-los “mais tolerantes com seus filhos enquanto enfrentam desafios externos que podem distraí-lo de se concentrar nas necessidades do bebê e da família”, segundo o estudo.
Foi sugerido que o cheiro de bebê novo é, na verdade, uma combinação de líquido amniótico, bactérias, leite materno e outros ingredientes que você geralmente não procuraria em uma fragrância com cheiro doce. (Um cientista disse ao Washington Post que era uma combinação de 250 produtos químicos .) E uma vez que ainda há tantas perguntas sobre o que é e por que existe, recriá-lo com exatidão é, triste dizer, bastante improvável. Então, da próxima vez que você abrir uma caixa de roupas velhas de bebê e sentir o cheiro do conhecido detergente, sabão, pó e tecido, não se surpreenda se você for transportado de volta aos dias de recém-nascido, capaz de evocar o cheiro do seu bebê de memória.
O retorno das aulas presenciais na rede municipal de Itapevi...
Banco Central (BC) divulgou no dia 19 de janeiro que...
A escola de idiomas, Wizard com unidade em Mairinque está...
Em Mairinque a empresa Fiore que faz a produção de...
O tradicional programa infantil da TV Brasileira, o Bom dia...
Confirmada na lista de participantes do Big Brother Brasil 2020,...
O edital do segundo maior concurso já realizado pela Polícia Federal...
Todos direitos reservados © 2016-2021
Seja o primeiro a comentar