PIX é nova ferramenta usada por bandidos em ações criminosas
PUBLICIDADE

PIX é nova ferramenta usada por bandidos em ações criminosas

Gabriel Kazuo

6 de setembro de 2021
Atualização:06 set 2021 às 14:35

O PIX surgiu no final do ano passado, como uma forma alternativa das pessoas realizarem transferências bancárias de forma segura. Entretanto, a ferramenta criada pelo Banco Central tem chamado a atenção de bandidos e golpistas, que usam a ferramenta para praticar crimes.

Para evitar que o PIX seja usado para cometer crimes, o BC criou algumas medidas, como evitar transferências acima de R$ 1000,00 durante a noite, prazo de abertura de contas e prazos para limites de transações financeiras que podem ser feitas.

O principal golpe que é feito com o PIX, é quando os bandidos se passam por empresas, bancos, ou pessoas conhecidas, e pedem a senha do PIX dos usuários, tal como acontece nos golpes cibernéticos comuns, onde os criminosos se aproveitam da ingenuidade das pessoas para conseguir informações pessoais.

Segundo especialistas em segurança cibernética, assim como as senhas e dados pessoais, não se deve repassar os números do seu PIX para estranhos ou pessoas conhecidas. Em caso de roubo ou hackeamento do celular, é preferível que as pessoas comprem 2 aparelhos de celular: um só para uso pessoal e outro para fins bancários.

Outra forma dos criminosos conseguirem acesso ao PIX é via golpes no WhatsApp. Assim como os golpes recentes, eles clonam a conta do usuário e pedem dinheiro para parentes e colegas via PIX. Além disso, sequestradores também usam o PIX para pedir dinheiro em sequestros relâmpagos.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. gabriel.[email protected]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *