Governador de São Paulo, João Dória (PSDB) permitiu que os jogos de futebol retornem no Estado
8 de julho de 2020 l Atualização: 08 jul 2020 às 16:36
O governador João Dória (PSDB) atendeu ao pedido da Federação Paulista de Futebol e anunciou que o Paulistão Série A1 de 2020 retorna no dia 22 de julho, com final marcada no dia 8 de agosto. O anúncio foi feito na tradicional entrevista coletiva concedida pelo governador, para explicar como está sendo a evolução da pandemia de coronavírus no Estado. Participaram do evento o presidente da FPF e o coordenador das competições da entidade.
Porém, a data da final do Paulistão 2020 coincidirá justamente com o começo do Campeonato Brasileiro, no dia 8 de agosto. Sendo assim, o presidente Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista de Futebol, irá pedir o adiamento da estreia dos finalistas, caso eles sejam participantes da Série A, junto à CBF.
Restam seis datas para o encerramento do Paulistão: as duas rodadas finais da fase de grupos, os jogos únicos nas quartas de final e nas semifinais e os dois jogos da grande decisão. Os jogos serão realizados sem público, e apenas em cidades que estiverem na Fase 03 do Plano SP (por hora, na capital e no ABC paulista).
Tomando como base vários protocolos sanitários de alguns países europeus que já retornaram com seus campeonatos, a FPF elaborou um detalhado protocolo sanitário, que foi aprovado na reunião com o governador, nesta quarta-feira (08).
A Federação irá permitir apenas 200 pessoas dentro das arenas, que foram divididas em três setores:
PRIMEIRO SETOR (dentro do gramado)
Deverão estar presentes apenas: ambulância, árbitros, comissões técnicas, assessorias de imprensa, funcionários que cuidam do controle de doping, delegado da partida, jornalistas, equipe de limpeza, gandulas, jogadores, maquieros, policiais e funcionários que cuidam dos gramados dos estádios.
SEGUNDO SETOR (arquibancadas e demais salas operacionais dos estádios):
Paramédicos, bombeiros, membros da diretoria das duas equipes, narradores e comentaristas, profissionais de limpeza e manutenção do Estádio e o VAR.
TERCEIRO SETOR (fora do Estádio)
Jornalistas, funcionários que cuidarão do controle de entrada e saída dos envolvidos com os jogos, motoristas das duas equipes, e Polícia.
Cabe ao mandante da partida a responsabilidade de fazer a limpeza e a higienização do Estádio, antes, durante e depois dos jogos. Dois dias antes dos jogos, as duas equipes deverão enviar para a FPF uma lista de quantos membros irão levar para as partidas, para que se facilite o controle de entrada de pessoas. O uso de máscaras é obrigatório em todas as dependências do estádio, com exceção dos 22 jogadores titulares, árbitros e treinadores que estiverem em campo. Os atletas também terão a sua temperatura checada assim que chegarem nos locais da partida.
Durante o intervalo, os jogadores terão que trocar de uniforme, e colocar as roupas usadas num local apropriado, para que sejam lavados e desinfetados e após o término da partida, os atletas terão que retornar direto para seus CTs.
Uma medida um pouco polêmica que a FPF determinou é que apenas os jornalistas do Grupo Globo, detentor dos direitos de transmissão do campeonato, poderão ter acesso ao estádio. Os clubes e a FPF também podem escolher outros jornalistas de outras emissoras, para fazerem a captação das imagens e vídeos, mais três assessores de imprensa (1 para a equipe mandante, 1 para a visitante e outro para a FPF).
Os jornalistas deverão usar máscaras durante o jogo e deverão se posicionar atrás das placas de publicidade, sem acesso ao gramado e mantendo o distanciamento social de 2m. Entrevistas antes e depois dos jogos e durante o intervalo dentro de campo podem ser feitas, mas por meio de um microfone de longa distância. As entrevistas coletivas dos treinadores após os jogos serão online, e serão de responsabilidade das assessorias de imprensa de cada clube.
Caso um jogador acabe contraindo a COVID-19 durante a partida, ele deverá permanecer em isolamento domiciliar, por 2 semanas e todos os atletas que tiveram contato com ele, incluindo os da equipe adversária, terão que fazer novamente testes para o coronavírus.
Todos direitos reservados © 2016-2021