Covid-19 só deve ser controlado em 2024 no mundo inteiro
PUBLICIDADE

Covid-19 só deve ser controlado em 2024 no mundo inteiro

Gabriel Kazuo

6 de abril de 2021
Atualização:09 abr 2021 às 22:29

Por mais que a Ciência tenha criado diversas vacinas contra a Covid-19, e que a Campanha de Vacinação tenha começado no Mundo inteiro, a previsão da OMS sobre o controle do coronavírus continua sendo bastante sombria.

Segundo Tedros Adhanom, chefe da OMS, é dever dos países fornecedores de vacinas disponibilizar as doses para todos os lugares possíveis, sejam países ricos ou pobres. Os obstáculos que muitos deles sofrem para obtê-las faz com que a OMS preveja o controle da pandemia na Terra somente em 2024. 

A seguir, o Correio do Interior mostra uma lista de fatores que corroboram para que a vacinação no Mundo demore muito mais que o esperado:

Muita demanda e pouca oferta

Embora a vacinação já tenha começado em diversos países ao redor da Terra, a demanda por doses vem sendo maior que a oferta. Ao todo, 565 milhões de doses já foram aplicadas em 138 países, isso contando somente pessoas que receberam a primeira dose das vacinas.

Se esse ritmo permanecer constante, todos os 7,8 bilhões de habitantes da Terra só seriam 100% imunizados em 2024, daqui há 3 anos. Isso se deve muito ao fato de que essas vacinas não foram testadas em menores de 18 anos.

Protecionismo

Muitos países vem adotando condutas protecionistas e nada solidárias para com os mais necessitados. A maioria deles deseja assegurar que a população do seu país seja vacinada primeiro, negando ceder doses para demais países que necessitam, inclusive os mais pobres.

Países como Canadá, Reino Unido e União Europeia vem ”monopolizando” o controle das vacinas, comprando muitas vezes mais que o necessário, impedindo que elas cheguem para o restante do Mundo e aumentando a demanda de forma desnecessária.

Negacionismo

O negacionismo em relação à pandemia não é só exclusividade do Brasil. Muitos países da Europa e o Japão, por exemplo, vem se negando a acreditar na confiabilidade de algumas vacinas e diversas pessoas desses locais não acreditam que elas funcionem.

A OMS teme que essa atitude acabe fazendo com que países menores desistam de comprar mais vacinas, muitas vezes influenciados pelas potências ricas, que preferem mais acreditar em fatos não comprovados, do que na palavra de quem produziu o imunizante.

Covid-19 se tornará uma ”nova Gripe Suína”

Muitos cientistas informam que as chances da Covid-19 ser erradicada até 2024 é zero. Ela continuará presente, mas atuará da mesma forma que a Gripe H1N1, uma doença sazonal, que atingirá os países provavelmente no Inverno.

Sendo assim, haverá a necessidade de se realizar campanhas de vacinação de grupos prioritários anuais, assim como a Gripe. Vale destacar que um vírus só consegue ser erradicado se houver um antígeno bnastante poderoso, o que não é o caso do coronavírus.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. [email protected]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *