13 de março de 2020 - Atualizado: 13 mar 2020 às 8:41
A pandemia de coronavírus vem causando um verdadeiro caos no mundo esportivo, lançando muitas dúvidas sobre a realização de vários torneios importantes desse ano, como Olimpíadas, Eurocopa, Copa América e Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, além de vários campeonatos nacionais de diversas modalidades.
Apesar de Haruyuki Takahashi, chefe do Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio afirmar categoricamente que: ”Nossa postura básica é seguir em frente com os preparativos para uma Olimpíada com segurança e proteção. Portanto, não estamos pensando em mudar de curso ou de planos de forma nenhuma”, há uma grande possibilidade de que o principal torneio esportivo mundial seja adiado, pois vários eventos esportivos que servem como seletiva para as Olimpíadas estão sendo cancelados, e sem data para acontecerem.
A principal liga de basquete mundial anunciou a suspensão, por tempo indeterminado, do campeonato, após um dos atletas testarem positivo para o COVID-19.
A FIA vai analisar a possibilidade de cancelar o GP inicial da temporada, na Austrália. Já foi decidido que o GP da China, em Abril, não será realizado e o GP do Bahrein será com portões fechados. Membros da equipes da Haas e da McLaren foram infectados com o coronavírus.
Diversas ligas europeias suspenderam ou adiaram seus campeonatos nacionais de futebol, o que ligou um alerta na UEFA, que irá marcar uma videoconferência com as federações nacionais, para avaliar a possibilidade de suspensão da Liga dos Campeões e da Liga Europa, além da Eurocopa, para 2021.
Na América, Colômbia e EUA também suspenderam seus campeonatos e na Argentina, o Governo decretou a proibição da realização de qualquer evento esportivo, para impedir aglomerações de pessoas e proliferação do vírus. A CONCACAF, responsável pelo futebol da América do Norte e Central, suspendeu a Liga dos Campeões da Concacaf por tempo indeterminado.
Em relação às Eliminatórias de 2022, a FIFA decidiu suspender partidas das Eliminatórias Asiáticas e também estuda um pedido da Conmebol para remarcar o início das Eliminatórias Sul-Americanas para Junho.
Todos direitos reservados © - 2022