×
☰menu
PUBLICIDADE

Ônibus que marcaram época na história de São Roque

Igor Juan

8 de julho de 2020
Atualização:12 dez 2021 às 23:40

Os ônibus costumam fazer parte da rotina de  ‘zilhões’ de pessoas diariamente pelo mundo, seja para ir ao trabalho, faculdade, escola, ou alguma viagem de longa distância. Mas, mais que transportar pessoas, eles transportam histórias, das mais situações, versões e capítulos, e isso é marcante, tornando alguns modelos de veículos e empresas parte da história de vida de seus passageiros.

Quem é que quando criança não se lembra de excursões para o zoológico, Playcenter, Parque do Gugu, entre outros lugares.., e além dessas atrações, a diversão mesmo começava e terminava sempre dentro do “busão”. Quem é que nunca roubou pão na casa do João? – relembrando a famosa cantiga de toda viajem escolar.

Curiosidade: O Brasil tem malha viária de 1.720.700 km de estradas e rodovias nacionais – a quarta maior do mundo. Segundo levantamento da CNI, em 2015, um a cada quatro brasileiros, utiliza ônibus como principal meio de transporte.

Você já parou pra pensar qual a empresa ou ônibus que marcou sua vida? É estranho pensar nisso, mas acredite, é comum. Muitos casamentos são resultados de encontros dentro dos ônibus, cochilos levaram pessoas a conhecer outros destinos, ônibus quebrados resultaram em demissões, novas amizades foram concebidas, e tantas outras situações.

Na minha vida, foram muito marcante os monoblocos da Mercedes Benz O-371, muito populares na região, que faziam parte da frota de empresas como a Tiptur, MK Turismo, Greem Bus, Dematur, entre outras. O Mercedes-Benz O 371 foi um ônibus construído aqui no Brasil, na cidade de Campinas, interior de São Paulo, entre os anos de 1987 e 1994, confortável, tinha um projeto avançado pra sua época, com inovações utilizadas até hoje em ônibus urbanos e rodoviários.

Há muita gente que não gosta muito de ônibus, seja pelas filas, os comuns atrasos, aquele aperto da lotação, mas não tem jeito, o ônibus ainda é o transporte que mais contribui com a redução da poluição ambiental, congestionamentos e acidentes de trânsito.
Para os admiradores dessas maquinas, anualmente acontece em São Paulo, no Pacaembu, o BBF- Bus Brasil Fest, a maior exposição de ônibus novos e antigos da América Latina.

No ano passado, 2019, fui conhecer de perto este evento, e não tem jeito, o sentimento de nostalgia é grande, pois relembramos todos os momentos vividos em cada modelo que visitamos.

Compartilhando um pouco desta nostalgia, separei dez importantes empresas e seus ônibus que marcaram época no transporte coletivo, fretamento e turismo nas cidades da nossa região. Confira!

TipTur – Jundiá

 

BUSSCAR URBANUS 1994, Motor MERCEDES BENZ OF 1620, serviu a cidade de Mairinque SP, pela empresa Tip Tur

 

MASCARELLO, Modelo GRAN MIDI, Motor VOLKSBUS 15 180 EOD

 

Rápido São Roque

Rápido São Roque-Ônibus-Ônibus Rápido São Roque

BUSSCAR, Modelo URBANUS 1994, Motor MERCEDES BENZ OF 1620. Foto: Robson Silva.

Viação São Roque

CAIO, Modelo PADRON VITÓRIA, Motor MERCEDES BENZ OF 1620

 

CAIO, Modelo APACHE VIP, Motor Mercedes Benz OF 1418

CAIO, Modelo APACHE VIP II, Motor MERCEDES BENZ OF1721

Expresso Regional

CAIO, Modelo ALPHA, Motor MERCEDES BENZ OF 1620

MARCOPOLLO, Modelo VIAGGIO G4 350, Motor MERCEDES BENZ O-371 R

 

Nossa Senhora da Ponte ou  Pontur / Ponte

Busscar modelo Urbanus II. de chassi: Scania F113HL

Buscar Urbanus 1990-Pontur-Nossa senhora da Ponte

Buscar modelo Urbanus 1990. Chassi Mercede-Benz

 

Christur – Sudoeste

BUSSCAR, Modelo JUM BUSS 380, Motor VOLVO B12

 

MARCOPOLLO, Modelo VIAGGIO GV 1000, Motor VOLVO B58

 

Translal

Marcopolo GV 1000

Marcopolo GV 1000 com chassi Volvo.

Cometa (O Clássico)

Ônibus Flecha Azul- Scania K113-Cometa

Clássico Flecha Azul motor e chassi Scania k113

***Originalmente o conteúdo foi produzido por Tarcísio Lourençon, ex-colunista do Correio do Interior. O conteúdo passou por adaptações.

Igor Juan

Jornalista editor-chefe do Correio do Interior desde 2016. Formando pela faculdade ESACM Sorocaba. Atuou na RedeTV! e demais meios de comunicação. Correspondente do Jornal Metrópoles em SP com o Correio do Interior MTB: 0082709/SP.

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *