15 de junho de 2022 - Atualizado: 15 jun 2022 às 14:42
Com o surgimento do marketing digital, profissões como o de trade marketing começaram a crescer e ganhar uma grande repercussão dentro do meio profissional, onde milhares de pessoas abraçaram essa novidade e começaram a construir uma carreira de sucesso.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre o trade marketing a partir de algum anúncio nas redes sociais ou até mesmo através de colegas de trabalho que apontaram a importância de ter um profissional como esse dentro das empresas.
Hoje, as pessoas que pesquisam por display acrílico preço conseguem resultados de imediato na internet e nas redes sociais, então muitas pessoas utilizaram os benefícios dessas plataformas para ganhar mais dinheiro.
Principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, diversos profissionais se viram em uma situação onde perderam suas rendas e precisavam inovar para continuar a ganhar dinheiro e sobreviver.
E foi justamente nesse cenário que os profissionais de trade marketing começaram a crescer e gerar ótimos resultados. Isso aconteceu não apenas para os que trabalham como autônomos, mas também para os que estão presentes em uma fábrica de caixa de papelão ondulado, por exemplo.
Afinal de contas, esses profissionais conseguem e podem tanto trabalhar por conta própria quanto para alguma empresa, prestando seus serviços e ajudando as marcas a faturarem muito mais.
Por isso preparamos um conteúdo recheado de informações valiosas para que você entenda o que é trade marketing, a importância desse profissional dentro de uma empresa e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.
O trade marketing nada mais é do que uma tática voltada para a exposição estratégica de produtos ou serviços de uma empresa nos canais de venda, assim o público-alvo consegue visualizar adequadamente em diversos setores os produtos que são ofertados.
Além de dar visibilidade, essa também é uma estratégia de posicionamento no mercado. Isso porque, sem essa prática, é impossível garantir que os produtos estejam devidamente colocados nos pontos de venda que fazem sentido para aquela empresa.
O trade marketing é ideal para que uma empresa de brindes personalizados bloco de anotações, por exemplo, possua um bom posicionamento de mercado para aumentar os seus resultados, considerando o impacto da mercadoria diante do público-alvo.
O relacionamento da empresa com os pontos de venda é um dos fatores mais relevantes dentro dessa estratégia. Estabelecer conexões positivas com os varejistas e fornecedores é conquistar um lugar garantido para a divulgação da mercadoria da sua marca.
Por isso, a parte de negociações é essencial quando falamos de trade marketing. A relação é de parceria, ou seja, tanto os produtores quanto os distribuidores da sua empresa precisam sair ganhando.
Para estabelecer essa relação de ganho mútuo, é preciso criar um trabalho mais profundo e detalhado, que deve ser conduzido no cotidiano de uma equipe com profissionais de trade marketing.
E aqui é válido ressaltar que o trade marketing é essencial para todo e qualquer tipo de negócio na atualidade, desde uma marca que venda adesivo para baú corrugado até mesmo uma empresa que preste serviços como limpezas residenciais, por exemplo.
O trade marketing, como uma estratégia que vem se estabelecendo cada vez mais no mercado, possui objetivos muito claros que precisam estar alinhados com a sua empresa, e alguns deles são:
Fortalecer a sua marca é um trabalho comum quando se fala de marketing, e isso se envolve diversas funções como o:
No entanto, a empresa que trabalha diretamente com produção, como uma gráfica digital em Campinas, precisa fazer com que o seu produto esteja devidamente à vista do consumidor, mas também com uma imagem de destaque.
O trade marketing é uma estratégia que não trabalha apenas para que os clientes cheguem até você, mas constrói o caminho para que você também chegue aos clientes ideais e apresente o seu produto ou serviço.
Todo empreendedor ama quando um novo cliente surge, afinal de contas ele pode surgir a qualquer momento e sem que seja necessário grandes esforços por parte da marca, mas o trade marketing se preocupa em expor a sua empresa antes disso.
E isso justamente para que a exposição seja o ponto de partida para gerar o desejo nesse possível cliente e, assim, fidelizá-lo na sua marca.
Esse objetivo é um dos mais importantes, pois os canais de distribuição de uma empresa de reforma de fachada com certeza serão bem diferentes dos de uma agência de publicidade e propaganda.
Esses canais são os lugares e espaços que a sua empresa terá para atrair novos clientes, e dessa maneira aumentar seus resultados. Por isso, definir esses canais seguindo o público-alvo, nicho e operação da sua empresa é essencial.
A competitividade é uma das coisas que mais fazem as empresas trabalharem em qualificação, inovação, valorização da marca. Além de estratégias de marketing.
O fluxo de chegada de novos concorrentes é alto, por isso é importante trabalhar para manter a relevância do produto ou serviço que já é estabilizado dentro da sua marca. A proposta é não deixar que ela se torne apática diante das novidades do mercado.
Em meio a esse contexto, o papel do trade marketing é justamente reforçar o tempo todo o valor do produto ou serviço que a sua empresa vende, provando que o consumidor terá uma experiência única com ele.
Diversas ações podem ser feitas dentro desses canais, contando também com o marketing de ativação, ações de sampling e ainda garantindo que o produto esteja sempre nos lugares adequados, com a exposição necessária.
O trade marketing surge justamente para alinhar esses objetivos ao da sua marca e construir um negócio de sucesso e que faça a diferença no mercado.
Não é à toa que o trade marketing vem ganhando um grande espaço dentro do meio empresarial, tudo isso se deve aos diversos e poderosos benefícios que ele traz para as empresas que decidem aplicá-lo. Confira abaixo alguns deles:
Um dos grandes desafios das marcas é vender com a ideia de que ambos os lados saíram ganhando com esse negócio, afinal de contas, ninguém deseja perder nem um real, o cliente, o empreendedor ou o fornecedor.
Por isso o trade marketing consegue ser o intermediário dessa situação e garantir que ambos os lados sairão ganhando com o negócio, desde o distribuidor de molduras de isopor, por exemplo, até mesmo o cliente final, que fará a compra deste produto.
O trabalho em campo possui um resultado direto na visibilidade e reconhecimento que essa mercadoria tem para o público-alvo da sua marca, ainda que ele não conheça a fundo o seu produto ou serviço.
A percepção é o primeiro passo para que, a partir daquele momento, exista a chance desse cliente começar a considerar a compra. Isso acontece a todo momento, desde um produto que acabou de ser lançado até aqueles que já ocupam seu espaço no mercado há anos.
A sua marca ainda pode se tornar uma grande referência dentro do seu segmento, independente de qual seja a sua posição no mercado, um distribuidor de etiquetas adesivas ou até mesmo um revendedor deste produto ou serviço.
O trade marketing constrói esse domínio gradativamente e, a longo prazo, consegue transformar a sua empresa em uma grande autoridade no segmento, fazendo com que os clientes prefiram sempre pelo que você oferece.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do trade marketing que podem mudar por completo os resultados e a construção do sucesso da sua empresa dentro do mercado.
Para finalizar, preparamos uma lista com as principais ações estratégicas do trade marketing que você pode estudar a fundo e aplicar na sua empresa para começar a ver os benefícios chegarem. Confira:
Com essas e diversas outras ações é possível construir um relacionamento saudável e duradouro com todos que fazem a sua marca existir e se manter no mercado. Sobretudo desde fornecedores até mesmo os clientes.
Assim sua empresa se mantém em um forte alicerce e conta com o trade marketing para manter uma relação equilibrada no mercado e gerar não apenas mais resultados, mas resultados com qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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