Número de jovens internados com Covid-19 cresce no Brasil
PUBLICIDADE

Número de jovens internados com Covid-19 cresce no Brasil

Gabriel Kazuo

24 de março de 2021
Atualização:24 mar 2021 às 11:18

A vacinação dos idosos contra a Covid-19 começa a surtir efeitos positivos e negativos na situação da pandemia de Covid-19 no Brasil. Se por um lado o número de internações e óbitos de idosos caiu, por outro lado, a internação e óbito de adultos e jovens cresceu bastante, o que explica o atual colapso no Sistema de Saúde no país.

Um fator que explica isso é que os jovens, em sua maioria, tem mais resistência às infecções que os idosos, e por conta disso, precisam de mais tempo de internação e intubação do que os idosos. Por conta de passarem mais tempo nas UTIs, o sistema acaba se sobrecarregando, chegando ao colapso.

Vários médicos e enfermeiros contam que essa triste realidade está sendo bem difícil de ser enfrentada, pois vários se sentem já estressados e abalados emocionalmente, por verem tantas pessoas morrendo sem a oportunidade de serem salvas. Um médico de um Hospital de Campanha do DF conta como é essa frustração:

Nos dois últimos meses, temos visto cada vez mais pacientes entre 25 e 40 anos, o que assusta – são pacientes da minha idade. São jovens e já chegam graves, depois de ficar esperando por vagas (de UTI) em emergências lotadas. A gente intuba, intuba, e não acaba. Eles chegam precisando de diálise de urgência, às vezes em choque. Tudo isso piora muito seu prognóstico. Às vezes, chegam à UTI só para falecer.”

Imprudência e negacionaismo contribuem para essa situação

Os médicos ainda relatam que a imprudência de muitos jovens que saem para as baladas e festas clandestinas, e que desrespeitam as medidas restritivas de Governos e Prefeituras é um fator que contribui para que muitos cheguem em estado grave nos hospitais.

Também diferente dos idosos, os jovens e adultos precisam sair para trabalhar, e involuntariamente se expões mais ao vírus, facilitando a contaminação. Além disso, a falta de empenho das autoridades em decretar lockdown e combater as novas variantes que surgem, só piora a situação da pandemia.

O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e chegacam informações dos fatos diariamente notíciados no jornal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *