1 de novembro de 2021 - Atualizado: 01 nov 2021 às 9:46
O mês de outubro terminou com chuva acima do normal e com frio fora de época no Centro- Sul do Brasil. Com a presença do fenômeno La Niña, há muita preocupação sobre o risco de chover menos em novembro, principalmente nas áreas de represa, mas isso não irá acontecer, segundo a MetSul, serviço de meteorologia.
A boa notícia da previsão do tempo para novembro é que, mesmo com o La Niña, as regiões onde se encontram as principais represas paulistas, registrarão chuvas acima da média, pois a umidade da Amazônia ajudará a formação das zonas de baixa pressão, que levarão chuvas volumosas para o Centro-Oeste e noroeste paulista.
Vale lembrar que no mês de outubro, várias represas de abastecimentos de consumo e uso de água, ficaram muito perto de suspender o fornecimento de água, por conta do nível abaixo de 5%, causado pela estiagem. Mesmo com essa chuva volumosa, o problema não deve ser resolvido, pois o ideal é que esse tempo permaneça com chuva acima da média, no mínimo por um ano.
A mesma previsão de chuva acima da média é esperada para as cidades vizinhas à Minas Gerais e do centro do estado, assim como o Litoral Norte. Já nas áreas centrais, na altura da região de Campinas e Baixada Santista, as chuvas serão dentro da média.
No entanto, as regiões da Grande SP, Sorocaba e Vale do Ribeira terão um mês de novembro com chuvas abaixo da média, impulsionado pela seca severa que continuará prevalecendo no Sul do Brasil, região onde o La Niña será mais forte. Por conta disso, é necessário adotar medidas de controle de água e eletricidade.
Em relação às temperaturas, elas ficarão dentro do esperado para o mês, com muito calor e chuva no período da tarde, as famosas ”chuvas de verão”. As frentes frias que virão serão mis litorâneas do que continentais, e por conta disso, a previsão para o litoral paulista é de temperaturas mais frias.