28 de outubro de 2021 - Atualizado: 09 mar 2022 às 10:41
No dia 02 de novembro, um grande asteroide irá passar pela órbita terrestre, mas felizmente não irá cair na nossa atmosfera. Ele tem 220m de diâmetro, e segundo a NASA, é completamente inofensivo, mesmo pelo tamanho. Esse tipo de fenômeno é normal e bastante corriqueiro, já que neste ano, tivemos diversos corpos celestes ”de passagem” perto do nosso planeta.
A velocidade de um asteroide é extremamente rápida, e por conta disso, a maioria nunca acaba parando dentro da atmosfera dos planetas, pois mesmo sendo enormes, a velocidade faz com que eles se queimem imediatamente, reduzindo de tamanho conforme voam, gerando os meteoros e os cometas, quando atingem a Terra.
Vale sempre explicar que a NASA monitora diariamente a passagem dos corpos celestes perto de nossa órbita, e que sempre com antecedência, ela informa se determinado corpo celeste pode ou não entrar na nossa atmosfera, podendo causar muito estrago ou não.
A agência norte-americana espacial divulga esses alertas, sempre para o caso eventual de uma colisão, mesmo que as chances sejam menores que 1%, pois a trajetória desses corpos celestes é feita por previsões, e nunca se sabe se elas podem acertar ou não.
Sendo assim, esses alertas servem mais para precaução do que para risco real, logo não há nenhum motivo para pânico ou para se preocupar, mas se voê tiver um bom telescópio ou luneta em casa, pode observar a passagem do asteroide pela Terra, se tiver muita sorte.
Todos direitos reservados © - 2022