20 de fevereiro de 2020 - Atualizado: 07 mar 2022 às 20:04
Um morador de Itapeva, encontrou dentro de sua casa uma espécie de pássaro ameaçada de extinção. O pássaro chamou atenção do dono do imoveu e vizinhos, pela beleza da espécie.
Segundo o morador do imóvel, localizado em uma área de mata, David Tenório, o pássaro, entrou na casa e se enroscou em uma das janelas. Ele fez o resgate da ave e a devolveu para a mata. A ave é conhecida como maria-leque-do-sudeste.
“Minha casa é um chácara tem bastante árvore em volta e aparecia bastante pássaros. Como minha casa está sempre aberta, de vez enquanto entra algum ‘passarinho’ dentro da casa. Eu consegui pegá-lo e percebi a maravilha de pássaro que era. Porque enquanto ele sobrevoava era um passarinho normal, quando eu toquei ele abriu esse leque na cabeça “, disse o morador.
Ainda de acordo com o morador, ele pesquisou mais sobre a espécie. “Vi que ele estava bem e soltei novamente. Então, tentei pesquisar um pouquinho mas no primeiro momento e não vi nada parecido”, diz.
Mede entre 16 e 17,5 centímetros de comprimento e pesa entre 13 e 21 gramas. A maria-leque-do-sudeste possui uma espetacular mas raramente vista crista colorida. Esta crista é sem dúvida a característica mais marcante da plumagem desta espécie. Embora seja geralmente mantida na posição horizontal e raramente exibida, quando totalmente estendida forma um grande e impressionante leque e apresenta uma vívida combinação de cores, escarlate, preto e azul no macho. Nas fêmeas a coloração vermelha da crista é substituída pela coloração alaranjada.
O pássaro raramente pode ser encontrado em matas de Minas Gerais e do Espirito Santo à Santa Catarina. No período reprodutivo, a maria-leque-do-sudeste constrói o ninho com musgo, folhas secas e fibras vegetais.
Todos direitos reservados © - 2022