Morador de São Roque faz boneco de neve em onda de frio
PUBLICIDADE

Morador de São Roque faz boneco de neve em onda de frio

Igor Juan

29 de julho de 2021
Atualização:29 jul 2021 às 13:01

As cidades da regiões de Sorocaba e microrregião de São Roque iniciaram a manhã de quinta-feira (29) com as menores temperaturas já registradas em 2021. Segundo o serviço de meteorologia Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, uma massa de ar frio intensa tomou conta da região e deve permanecer até o fim de semana, tendo fim no domingo.

A onda de frio, dita como a mais intensa do século pela Metsul chegou ao Brasil pelo sul do país e derrubou e diminuiu a temperatura na quarta-feira 28 de julho trazendo chuva ao sudeste, deixando o frio mais perceptível à noite.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia e demais centros de monitoramento climáticas, São Roque e Mairinque registraram 1,5°C, sendo a recorde de menor temperatura 2021 nos municípios.  A temperatura fez com que alguns moradores pudessem não apenas perceber e sentir o frio, mas também ver a formação de geada em áreas verdes como matas e campos.

Em São Roque um morador registrou ação da baixa temperatura em imagem, formando um boneco com flocos de gelo – neve que caíram sob um veículo. A nevasca e frio intenso também ocorreu em outras localidades do Brasil como em Gramado no Rio Grande do Sul, sendo de modo mais intenso. A última vez que o fenômeno ocorreu no Brasil, de frio intenso e pontos de nevasca, foi em  julho de 2000 e de 2007.

Morador fez  boneco de neve após frio intenso em São Roque — Foto: Edmilson Fermino Ferreira/Arquivo pessoal

Mas o frio pode ser ainda maior segundo dados analisados pela MetSul, a temperatura da última semana do mês de julho  será inferior às do final de junho e início de julho desse ano, ou seja, menores.

Durante a semana o Correio do Interior destacou a probabilidade de nevar em áreas de maior altitude em São Roque em informação analisada pela MetSul. As projeções ainda podem ocorrer.  O serviço de meteorologia informou ao jornal que localidade de elevada altitude e baixa pressão pode ocorrer a formação de neve do maios variados modos.

Os pontos mais prováveis que podem ocorrer o fenômeno em São Roque no bairro Planalto Verde, e Alto da Serra – Distrito de Caucaia, Cotia.

Os sites das empresas  Climatempo e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também confirmam as previsões de frio extremo, mas adotando um tom mais conservador ao noticiar o fenômeno.

Igor Juan

Jornalista de assuntos gerais, com especialização em assuntos de negócios e Política. Formando pela faculdade ESACM, com passagens pela RedeTV!, Jornal O Democrata, SP Agora e Band.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *