Mesmo preso, Lula é o mais preparado ao governo segundo Datafolha


26/06/2018 l Atualizada em - 26/06/2018 às 19:37

Mesmo preso há dois meses, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detém 30% da intenção de votos dos brasileiros para à Presidência da República, segundo uma pesquisa feita pelo instituto Datafolha. Jair Bolsonaro (PSL) vem em seguida com 15% e Marina Silva (Rede), com 10%.

Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) também são citados por pelo menos 6% dos entrevistados, cada um deles, da intenção dos votos. Já Fernando Haddad e Jaques Wagner, ambos petistas, não ultrapassaram 1%.

Quando questionados sobre quem é a pessoa mais preparada para assumir o governo brasileiro, o ex-presidente também deteve o índice mais alto, 32% dos votos. Porém, sem Lula na disputa e Fernando Haddad como possível candidato pelo Partido dos Trabalhadores, Bolsonaro lidera a disputa com 19% dos votos, Marina vem atrás com 15% e Ciro Gomes, 10%.
Mesmo o registro dos candidatos à Presidência da República sendo oficial somente em agosto e as eleições serem em outubro, diferentes nomes do mundo da política e dos partidos brasileiros já são citados como pré-candidatos à sucessão de Michel Temer.

Com pelo menos 1% da intenção dos votos aparecem: Alvaro Dias (Podemos); Manuela D’Avilla (PCdoB); Fernando Collor (PTC); Henrique Meirelles (PMDB); Rodrigo Maia (DEM); João Goulart Filho (PPL) e Flávio Rocha (PRB).
Guilherme Boulos (PSOL); João Amoêdo (Novo); Guilherme Afif Domingos (PSD); Aldo Rebelo (Solidariedade); Levy Fidelix (PRTB) e Paulo Rabello de Castro (PSC) também são citados, mas não chegaram a 1% da escolha dos entrevistados.

Os votos em branco ou nulo totalizaram 17% e 4% das pessoas não opinaram. A pesquisa foi feita entre os dias 06 e 07 de junho de 2018, com pessoas de 16 anos ou mais. Totalizou 2.824 entrevistas presenciais em 174 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *