×
PUBLICIDADE

Merenda escolar em Sorocaba é a 2ª melhor do Estado em avaliação consecutiva

Redação

4 de julho de 2019
Atualização:04 jul 2019 às 10:18

Pelo segundo trimestre consecutivo o nível de satisfação com a qualidade da merenda escolar da rede municipal de Sorocaba alcançou o 2º lugar no ranking que avalia a qualidade entre as 10 maiores do Estado. E, neste segundo trimestre o resultado mostrou que o setor está próximo ao classificado como “Alto Grau de Satisfação”. Em primeiro lugar, no novo estudo realizado no segundo trimestre deste ano, ficou mais uma vez a cidade de São José dos Campos.
Os dados são de um levantamento realizado pelo Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat). Esse serviço público, em particular, começou a ser estudado pelo Indsat no 4 trimestre de 2016. A margem de erro das pesquisas realizadas pelo instituto é de 4,8%, sob um intervalo de confiança de 95%.

A Merenda Escolar de Sorocaba recebeu 646 pontos neste trimestre. Isso significa que o segmento está a apenas quatro pontos do Alto Grau de Satisfação, classificação atribuída aos setores que registram entre 650 e 799 pontos, segundo o Indsat. O Grau Médio engloba segmentos que possuem de 500 a 649 pontos.

Os índices ficaram entre 546 e 584 pontos em 2017. Já em 2018, a Merenda registrou de 526 a 637 pontos. O resultado mostra que a satisfação com o setor sempre esteve estabilizado. No atual levantamento, a alimentação escolar apresentou seu maior índice de satisfação.

O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ou seja, os resultados das pesquisas são refletem apenas a opinião dos moradores. Em Sorocaba, 600 pessoas participaram da entrevista.

A Merenda Escolar em Sorocaba recebeu 46% de “ótimo” e “bom”, 39% de “regular” e 15% de “ruim” e “péssimo”. Quase metade dos moradores estão satisfeitos com o serviço prestado. Sorocaba é atualmente a vice-líder do ranking de Merenda entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo.

Secretaria exclusiva

A Prefeitura de Sorocaba, a partir da administração do prefeito José Crespo, criou uma pasta exclusiva para gerir o contrato e a qualidade da merenda oferecida aos atuais 56.482 alunos, a Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), que tem à frente o secretário Ubirajara Capelari.

Para o prefeito, o resultado reflete o trabalho da administração, por meio da Seaban e também da Secretaria de Educação (Sedu), que coloca o aluno no centro das atenções. “Todos os profissionais envolvidos no processo são sérios e têm como objetivo principal a melhoria contínua”, enfatiza, explicando que os cuidados referentes à qualidade na Educação da cidade, englobam tudo, desde a infraestrutura das escolas, passando obviamente pela alimentação ofertada aos estudantes.

Comprometimento, profissionalismo e dedicação

O secretário da pasta de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), Ubirajara Capelari, explica que o aprimoramento do cardápio é resultado do trabalho de nutricionistas que integram a pasta. Algumas das providências que contribuíram para a melhora das refeições servidas foram a substituição de parte dos produtos industrializados por naturais, além da aquisição de alimentos frescos, diretamente do produtor rural.

Segundo ele, a alimentação escolar requer vários cuidados e análises dos profissionais. Entre os fatores que requerem atenção especial são, a qualidade dos alimentos, a elaboração do cardápio mensal apropriado a cada faixa etária e também as necessidades específicas e individualizadas dos alunos da rede municipal. “É fundamental destacar que as profissionais nutricionistas sempre levam em consideração a composição e a variação dos cardápios, de acordo com as recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, afirmou.

Redação

O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e checam informações dos fatos diariamente noticiados no jornal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.