Correio do Interior
×
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Famosos
  • Carros

  • Sobre
  • Contato
  • Imprensa
  • Privacidade

☰ Menu
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Famosos
  • Carros
Filiado ao Metrópoles
home / Finanças e Dicas

Marketing de nicho: entenda o conceito e a usabilidade

Lucas Avila

20 de julho de 2022 - Atualizado: 20 jul 2022 às 13:30

marketing de nicho

O marketing de nicho é uma forma altamente direcionada de publicidade. Por meio dessa estratégia, as empresas promovem seus produtos e serviços para um público bem  específico e definido. 

Muitas organizações empregam essa estratégia para fidelizar clientes e aumentar a reputação da marca.

Ou seja, o marketing de nicho ou marketing de segmento é um conceito que defende uma estratégia de marketing personalizada projetada para atingir um público específico de maneira direcionada.

Logo, tanto uma empresa de assistencia tecnica pabx intelbras como uma empresa do setor alimentício pode se beneficiar dessa estratégia se bem aplicada. 

No livro Marketing Management de Philip Kotler,  o popular e grande especialista em marketing mundialmente renomado, afirma que um nicho de mercado é um grupo definido e limitado que busca uma variedade de interesses diferentes. 

Em outras palavras, um nicho é um campo mais especializado, portanto, atrai um público fiel e não concorre com empresas que atuam em um mercado mais geral e competitivo.

Pare e pense: se existem nichos de mercado que atendem a necessidades específicas de públicos específicos, faz sentido conversar com esses públicos de forma diferente. 

Um exemplo que podemos pensar é uma empresa envelopamento de veículos, onde o nicho é automotivo, e o público alvo são pessoas com esse tipo de problema com seus carros. 

Portanto, esqueça tudo o que você já sabe sobre a fórmula mágica de como conquistar qualquer cliente, porque o marketing de nicho é outra coisa. É, de fato, desenvolver uma estratégia de relacionamento e personalização.

Gostou dessa ideia? Continue lendo e conheça as vantagens práticas que o marketing de nicho pode trazer para sua empresa!

O que é marketing de nicho?

O marketing de nicho segue uma ideia muito simples: quanto mais específico o público, maior a chance de uma empresa se comprometer em atender às necessidades desse público. Tudo isso é feito com os mínimos detalhes em mente.

Diante dessa definição, podemos dizer em outras palavras que o marketing de nicho envolve a oferta de serviços a nichos de mercado que atendam às necessidades de um público-alvo específico. 

Logo, aplicar essa estratégia de marketing de nicho pode ser um grande diferencial, pois com o passar do tempo, seu negócio ou empresa ganha cada vez mais autoridade sobre o tema de mercado o qual está inserido, e se torna referência para o mercado escolhido.

Por exemplo, tanto um centro de medicina do trabalho como uma empresa de logística podem se tornar referência em seus nichos, tanto em aspectos regionais, como nacionais. 

Depende do tipo da empresa, se ela for mais local, mesmo assim é uma boa estratégia para ganhar autoridade na cidade.

Como fazer marketing de nicho?

Ao utilizar o marketing de nicho como estratégia,  é possível usar a experiência da empresa em um campo para se destacar da concorrência. 

Ou seja, sua empresa pode oferecer serviços de armazenagem e distribuição logística e atender a um público mais amplo. Mas a especialização na área pode ajudá-lo a diferenciar seu negócio.

Outro aspecto a considerar é o tamanho do nicho de uma empresa em relação ao seu público-alvo, afinal, ele pode variar. Alguns nichos compõem todo o público-alvo, enquanto outros representam apenas uma pequena parte. 

Dependendo do tamanho do nicho, uma estratégia de marketing de nicho pode incluir qualquer um dos seguintes:

  • Defina seu público ideal por personas;
  • Encontre o nicho em que esse público se encontra;
  • Crie produtos que interessem a esse público;
  • Encontre uma maneira de promover esse produto.

Tudo o que precisa ser feito é encontrar um grupo de pessoas que não estão atendendo a uma necessidade específica e tentar resolver seu problema. 

Uma boa opção também é mostrar algumas possibilidades de expansão futura do negócio. Uma empresa de monitoramento e rastreamento de veiculos é um exemplo claro disso, podendo mostrar como seus serviços impedem problemas possíveis como roubos de carro. 

Exemplo de estratégias de marketing de nicho

Para melhor entendimento desse conceito e estratégia nada melhor do que um exemplo para clarear as ideias e até mesmo instigar você a aplicar em seu negócio. 

Suponha que o público-alvo de uma empresa que faz transporte de veículos sejam proprietários de empresas de locação de carros para pessoas. 

Dentro desse público-alvo, existem diferentes tipos de proprietários, com base na região, tipo de cidade, se é perto de aeroportos, afinal, quando mais perto de aeroportos, mas as pessoas alugam carros, etc.Esse é um exemplo de marketing de nicho, o segmentar um nicho mais amplo. 

As empresas transportadoras poderão comercializar para esse grupo demográfico, e também fornecer outros serviços, como gestão de frota de veículos leves. Mas tudo se encaixa no nicho. 

Benefícios do Marketing de Nicho

Os benefícios do marketing de nicho são de fato muitos. Veja agora os principais aspectos vantajosos para seu negócio ao aplicar o marketing de nicho:

Melhor  relacionamento com o cliente

O marketing de nicho é voltado para tipos muito específicos de clientes, portanto, dependendo do que você está promovendo, seu nicho pode ser muito pequeno. 

Por exemplo, se você tem uma empresa especializada em Segurança do Trabalho e oferece um programa de controle médico de saúde ocupacional na sua região, é a oportunidade de se diferenciar através de um programa completo.

Com base nisso, você pode personalizar seus e-mails, oferecer um suporte personalizado e humanizado, contar a história da empresa, e como ela atua com todas as exigências da medicina e segurança do trabalho, e assim por diante.

Você também pode atender a solicitações especiais, prestar um atendimento personalizado e conhecer seus clientes de forma mais pessoal. 

Cada uma dessas práticas permitirá que você atenda melhor seus clientes, fortalecendo ainda mais seu relacionamento com eles e solidificando sua fidelidade a você. No entanto, se o seu nicho for pequeno, tome cuidado para não deixar seus esforços de marketing muito específicos. 

Ou seja, se o seu nicho for apenas uma pequena parte do seu público-alvo, certifique-se de que seus esforços de marketing de nicho estejam aumentando sua receita, sem prejudicar seus negócios. 

Essa é uma das muitas considerações importantes a serem consideradas ao desenvolver uma estratégia de nicho de mercado.

Diminuição da concorrência

Marketing de nicho é igual a  menos concorrência, ou seja, quando você tem um produto ou serviço altamente específico, há menos empresas oferecendo o mesmo produto ou serviço.

Por exemplo, são inúmeras as empresas que vendem conjuntos de talheres, mas, existem bem menos empresas que estão vendendo conjuntos de talheres com cabos de madeira feitos à mão e menos ainda estão oferecendo facas personalizadas com as iniciais do casal. 

Portanto, quanto mais específico for seu produto ou serviço, menos empresas competirão com você por clientes e mais difícil será replicar sua estratégia.

Maior visibilidade

O aumento da visibilidade é um benefício do marketing de nicho que não apenas atrai mais clientes, mas também melhora sua presença online.

As empresas que atendem a nichos de mercado tendem a ser únicas, como empresas de limpeza que usam apenas produtos de limpeza naturais, padarias sem glúten ou paisagistas que criam padrões interessantes de corte de grama.

Empresas com produtos ou serviços diferenciados tendem a se destacar e muitas vezes aparecem em mídias como talk shows, rádios ou jornais.

Especialmente no marketing de nicho, colocar o produto certo na frente das pessoas certas é mais importante do que colocar seu produto na frente de muitas pessoas.

No entanto, usar a mídia para colocar seu produto na frente de muitas pessoas também tem seus benefícios. Quanto mais pessoas conhecerem seu negócio, mais pessoas recomendarão seus produtos para pessoas que se encaixam no seu perfil de nicho.

Público mais engajado

Imagine que você está sempre procurando por um produto ou serviço certo para você, ou se preocupa com pessoas assim. Você sempre se sente ignorado pela empresa até ver aquele anúncio que contém tudo o que você precisa, especificamente para você.

Sim, é exatamente isso que o marketing de nicho faz. Quando uma empresa adota essa proposta diferenciada, as pessoas naturalmente se identificam com a marca, passando a experiência para quem está próximo gerando um marketing orgânico.

Resumindo, o marketing de nicho não consiste apenas em atrair consumidores, e sim também em construir relacionamentos com eles, comunicando e entregando valor. 

Depois de segmentar um nicho específico e obter uma mensagem consistente, você obterá o marketing boca a boca como resultados. 

Por isso que o marketing de nicho, principalmente para pequenas e médias empresas que precisam de uma boa imagem no mercado, é uma estratégia realmente eficaz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Facebook

WhatsApp

Tweet

Veja também

  • ROI: o que é e como calcular o de seu negócio
  • Loja física ou e-commerce: qual o ideal para você?
  • Como tornar sua startup um sucesso?
  • Sobre
  • Contato
  • Imprensa
  • Privacidade

Todos direitos reservados © - 2022