
Você vai aprender uma forma prática e deliciosa de preparar um manjar de travessa que vai conquistar toda a família. Perfeito para servir como sobremesa no fim de semana, esse manjar fica incrivelmente cremoso, e o melhor: é superfácil de fazer! Acompanhe o passo a passo dessa receita do canal Dicas e Receitas da Celly e surpreenda-se com o resultado!
Como fazer manjar de travessa
Para essa receita, usaremos ameixa sem caroço, água, açúcar, leite, creme de leite, leite condensado, leite de coco, maisena e coco ralado. A primeira etapa é preparar uma calda deliciosa com as ameixas, açúcar e água. Depois, fazemos o creme base cozinhando o leite condensado com os demais ingredientes até atingir uma consistência firme e cremosa. Em seguida, montamos o manjar em uma travessa, levamos para gelar e finalizamos com a calda de ameixa. Fica irresistível!
Ingredientes da receita de manjar de travessa
Para a calda de ameixa
- 200 g de ameixa sem caroço
- 1 ½ xícara (chá) de água morna
- 1 xícara (chá) de açúcar
Para o creme
- 500 ml de leite
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 caixinha de leite condensado
- 1 vidro de leite de coco
- 3 colheres (sopa) de maisena
- 100 g de coco ralado
Modo de preparo
Calda de ameixa
- Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo até derreter e formar um caramelo dourado.
- Adicione a água com cuidado e mexa até o açúcar derreter completamente.
- Acrescente as ameixas e continue cozinhando até que fiquem bem macias.
- Desligue o fogo e deixe a calda esfriar.
Creme do manjar
- Em uma panela, dissolva a maisena no leite condensado ainda fora do fogo.
- Acrescente o creme de leite, o coco ralado, o leite de coco e, por último, o leite. Misture bem.
- Leve ao fogo médio, mexendo sem parar até levantar fervura. Após ferver, continue cozinhando por mais 3 minutos e desligue.
- Em um refratário de vidro, espalhe metade da calda de ameixa no fundo.
- Despeje o creme por cima, nivele bem, cubra com plástico filme e leve à geladeira por cerca de 2 horas.
- No momento de servir, finalize com o restante da calda por cima.

Roberta Donatte é formada em gastronomia pelo SENAC São Paulo e especialista em receitas lowcarb, também conhecidas como receitas FIT. Produz conteúdo de receitas culinárias doces e salgadas no Correio do Interior diariamente, bem como no Jornal Região. Também tem materias publicadas no portal Terra na sessão de culinária.




