Londrina vai entrar no STJD para pedir rebaixamento do Figueirense, por W.O contra o Cuiabá


27/11/2019 l Atualizada em - 27/11/2019 às 10:31

Imbróglio judicial pode beneficiar o São Bento, caso a equipe sorocabana acabe na 17º posição

O Londrina irá entrar com representação no STJD, Supremo Tribunal de Justiça Desportiva, para pedir a perda de pontos do Figueirense, por W.O contra o Cuiabá, na 17º rodada da Série B. Esse pedido do time paranaense pode beneficiar o São Bento, caso ele termine em 17o colocado.

O presidente do clube, Sérgio Malucelli, está esperando o encerramento do campeonato, para entrar com o pedido no tribunal, caso o clube paranaense fique com a 17º colocação. Porém, apesar do fato da medida ser, apenas, em benefício do Londrina, isso não impede que outros clubes, como São Bento, Vila Nova, ou o Criciúma, façam o mesmo.

A base do time paranaense é o artigo 203 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que afirma: caso algum clube “deixar de disputar, sem justa causa, partida, prova ou o equivalente na respectiva modalidade, ou dar causa à sua não realização ou à sua suspensão. A pena prevista é de multa, de R$ 100 a R$ 100 mil, e perda dos pontos em disputa a favor do adversário.”

Apesar do caso ser passível de denúncia, juristas alegam que é pouco provável que o STJD tire pontos do Figueirense, pois: ”O W.O. já teve a punição, não tem mais nenhuma consequência. O segundo parágrafo do artigo 203 poderia ser a única forma de uma perda de pontos. Não que eu concorde com essa interpretação para explorar. Vejo que essa previsão é para evitar situações como a “mala-preta”, onde um clube deixa de entrar em campo para beneficiar outro”, afirma o advogado André Tisi.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *