Lockdown anunciado nesta quarta-feira (24) irá combater de forma mais severa a realização de pancadões e festas clandestinas em todos os municípios do Estado
26 de fevereiro de 2021 l Atualização: 26 fev 2021 às 10:23
O Lockdown nas 645 cidades municipais do Estado de São Paulo, incluindo Sorocaba e São Roque começa nesta sexta-feira (26), das 23h até às 05h. A medida visa combater de forma mais eficaz, a realização de pancadões e festas clandestinas neste horário, como forma de conter a pandemia de Covid-19.
Essa fiscalização de festas ilegais também será feita em lugares públicos e praias estaduais. Entretanto, serviços essenciais e trabalhadores que estiverem circulando neste horário não serão punidos. Segundo o Governador João Dória (PSDB), a medida drástica precisou ser tomada, justamente para combater as aglomerações no período da madrugada, embora isso ocorra desde antes da pandemia.
Três fatores foram essenciais para que o lockdown precisasse ser aplicado para frear a Covid-19: o crescimento descontrolado do número de internados, as novas variantes do coronavírus que circulam no Estado, e o ritmo lento da vacinação em todas as cidades, sobretudo as de médio e pequeno porte.
O Procon de São Paulo também irá endurecer as fiscalizações e multas dos comércios e estabelecimentos que desobedecerem o toque de recolher, com multas que podem chegar até R$ 10 milhões de reais. O Governo do Estado vai receber denúncias sobre festas clandestinas e funcionamento irregular de serviços não essenciais pelo telefone 0800-7713541 e também pelo site do Procon-SP www.procon.sp.gov.br .
Todos direitos reservados © 2016-2021