7 de março de 2022 - Atualizado: 07 mar 2022 às 16:24
As sanções da União Europeia e dos Estados Unidos contra a Rússia já começam a fazer efeito para muitas empresas russas. Contudo o setor automotivo pode ser o mais afetado.
A Lada principal fabricante de veículos da Rússia é uma das primeiras a sentir os impactos das sanções. A Lada pode fechar sua fábrica de carros na Rússia devido a guerra
Os russos já começam a sentir no bolso o aumento nos preços da gasolina e nos carros produzidos no país, bem como podem ficar desempregados.
Por conta as sanções a produção de veículos e vendas Globais da Lada foram paralisadas. Sobretudo essa situação pode fazer com que a fabricante de veículos realize demissões em massa, bem como decretar falência.
E isso não ocorre apenas no setor automotivo, mas também no setor tecnológico e da informação. O Yandex, conhecido como ‘Google da Rússia’ admitiu em público que pode decretar o fim de suas operações devido a guerra, e que tem afetado a empresa.
Primeiramente vale destacar que a Lada pertence ao grupo AvtoVaz, que possui ligações com a Renault, renomada montadora francesa.
O auge da empresa foi nos anos 80 e 90, onde os carros com o nome da marca foram sucesso de vendas na Rússia em outros países.
Em uma parceria com a GM – General Motors , a Lada produziu seu maior veículo, o Niva, que na época foi um sucesso de vendas.
Ainda na década de 90 a empresa chegou ao Brasil para vender os carros:
No entanto, para os tempos atuais, a Lada não possui carros com alta tecnologia, e se encontra muito defasada, em relação às demais montadoras.
Embora a Guerra na Ucrânia já esteja causando problemas para a Rússia, seus impactos atingem somente agora as empresas locais.
Desse modo, as montadoras russas já sofrem com a falta de insumos, bem como um aumento crescente na Demanda.
Contudo, a situação da Lada, assim como as demais montadoras de carros ainda é confortável, embora com sinal de atenção ligado.
Isso porque em caso de um agravamento do conflito, a marca não poderá vender seus produtos ou adquirir insumos no exterior a outros países
Todos direitos reservados © - 2022