Juros abusivos, o que são e como evitar pagar por eles
PUBLICIDADE

Juros abusivos, o que são e como evitar pagar por eles

Igor Juan

13 de abril de 2021
Atualização:13 abr 2021 às 19:50

Se você é aposentado ou pensionista e precisa de dinheiro, é importante prestar atenção a algumas coisas quando se pede um empréstimo consignado, principalmente com a taxa de juros.

Muitas empresas ligadas a esse setor agem de má fé e cobram uma taxa abusiva, para poderem ”tomar o seu dinheiro” da mesma forma que dão para você. Para evitar cair em golpes como esse, daremos dicas de como saber se você está sendo enganado:

O que são juros?

Antes que você saiba se proteger contra os juros abusivos, é necessário que você entenda o que eles são. Eles nada mais são que ”remunerações” que as empresas precisam após emprestarem o dinheiro para você.

Existem 2 tipos, os simples e os compostos. Geralmente a taxa que é usada é a nominal, que é reajustada a cada mês. Dependendo do regime de juros escolhido, esse valor pode ser alterado.

Como detectar o abuso?

A cobrança  acontece quando a empresa ou o banco que te deu empréstimo cobra um valor acima do permitido, ou fora da realidade após de te emprestar o dinheiro.

Essa atitude é uma grave violação ao Direito do Consumidor, que precisa ser denunciado diretamente com o Procon. Para evitar que isso ocorra, é necessário verificar as cláusulas do contrato de empréstimo, para ver se há algum artigo que lhe permita quebrar o contrato, caso isso ocorra.

Caso não seja possível a reversão da cobrança dos juros abusivos no Procon, o ideal é que se busque os meios legais na Justiça. Essas taxas são controladas pelo INSS, que pode aplicar alguma punição para a empresa ou banco que acabar burlando as leis.

Entretanto, o ideal é sempre manter as contas em dia e evitar gastar mais do que deve, para evitar se expor à situações constrangedoras como essa. Caso isso seja necessário, buscar firmar acordos de empréstimos em bancos confiáveis e de credibilidade.

O Correio do Interior é produzido por jornalistas que apuram e chegacam informações dos fatos diariamente notíciados no jornal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8M5n5lk2