
Foi sepultada na manhã desta quarta-feira (19/03), no cemitério de Mairinque, sob forte comoção de amigos e familiares, a jovem Luana Aparecida Viana dos Santos, de 28 anos. Luana morreu na segunda-feira (17/03), após ir três vezes no PA de Mairinque (Pronto Atendimento) e não ter um atendimento como esperava, com a realização de um exame, e assim foi buscar atendimento no PS – Pronto Socorro de Alumínio, no qual morreu horas depois de chegar ao PS.
A jovem se queixava de dores no peito e falta de ar, e no PA de Mairinque foi atendida por três médicos, no qual um deles ainda insultou a jovem dizendo que ele estaria com ansiedade, e que estava naquela situação por estar muito gorda, segundo informado por familiares ao jornal, e que ela deveria fechar a boca e parar de comer. Esse relato são dos familiares ao jornal, bem como eles também relataram em redes sociais.
Vale destacar que o PA de Mairinque é administrado pela Santa Casa de São Bernardo do Campo que não se pronunciou sobre, bem como a Prefeitura de Mairinque sob comando do Prefeito Eduardo Thomaz. O porta-voz da Prefeitura, o assessor Lucas di Mario, foi procurado para falar com o Jornal sobre, mas nenhuma das partes se manifestou. Lucas e Eduardo mantém todos os jornalistas do Correio bloqueados em ligações, redes sociais e sem acesso às informações em torno de assunto do poder público municipal de Mairinque.
O laudo da causa da morte de Luana aponta que ela teve trombose pulmonar.
A trombose pulmonar, também conhecida como tromboembolismo pulmonar, é uma doença grave que ocorre quando um coágulo de sangue obstrui as artérias do pulmão.
Sintomas
- Falta de ar intensa
- Dor no peito
- Tosse com sangue
- Pele azulada nos lábios e dedos
- Palpitações
- Sensação de síncope
- Ansiedade
- Baixa pressão sanguínea
- Tontura
- Sudorese
Tratamento
- Anticoagulantes para dissolver o coágulo
- Trombolíticos, que dissolvem rapidamente os coágulos
- Oxigênio
- Cirurgia
Assuntos do momento:

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.