27 de julho de 2021 - Atualizado: 27 jul 2021 às 12:16
A vacinação contra a Covid-19 começou a impactar positivamente no número de internações, em cidades como Sorocaba e São Roque. Com mais pessoas sendo protegidas contra a doença, a taxa de ocupação hospitalar começa a cair, mas os cuidados essenciais devem permanecer.
Em São Roque, cerca de 70% da população já recebeu uma dose das vacinas. Isso fez com que as internações na cidade caíssem 45%. Inclusive, a cidade é uma das que mais está adiantada no cronograma vacinal, imunizando adultos de 25 anos ou mais.
Do dia 22 de junho a 06 de julho, São Roque registrou uma queda vertiginosa das internações, de 34 moradores para 19, e a tendência é que esse número caia ainda mais, com a ampliação da vacinação da segunda dose. Inclusive, a Prefeitura espera fazer um mega drive-thru besta quarta-feira (28), para imunizar os adultos de 25 anos ou mais.
Essa mesma redução na taxa de internações é encontrada em Sorocaba. Inclusive, nenhum hospital da cidade está com 100% na taxa de ocupação de leitos de UTI, principalmente a Santa Casa, que apresenta 60%. O número de pessoas recuperadas também aumentou, para 75137,mas os números de casos seguem altos.
Apesar da queda, os cuidados devem permanecer os mesmos, inclusive com a chegada da variante Delta, como uso de máscaras obrigatório, distanciamento social e higienização das mãos. No município, espera-se que os idosos de 60 anos ou mais já recebam a segunda dose, e os adultos de 30 anos ou mais, a primeira.
Os próximos grupos a serem incluídos são os adultos de 20 a 29 anos com a primeira dose e pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência com a segunda dose.
Todos direitos reservados © - 2022