INSS dá benefícios para quem contraiu a Covid-19
PUBLICIDADE

INSS dá benefícios para quem contraiu a Covid-19

Gabriel Kazuo

27 de julho de 2021
Atualização:27 jul 2021 às 16:21

A Covid-19 se tornou a doença que mais infecta os brasileiros comparado ao vírus da Gripe Suína que tomou conta do país em 2009. O maior problema causado pelo coronavírus são as sequelas que a doença deixa após a pessoa se recuperar, impedindo, em alguns casos que ela volte a trabalhar, por exemplo. Por conta disso, o INSS dá alguns benefícios para quem pegou a doença e precisa ter dinheiro na conta.

O primeiro deles, e o mais comum, é o auxílio-doençaEle é pago para os trabalhadores que necessitam se afastar do trabalho, em decorrência da doença, e é disponibilizado no 16º dia de afastamento. Para liberá-lo, é necessário realizar uma perícia médica no INSS.

Desde 2020, cerca de 51 mil pessoas buscaram o benefício do auxílio-doença, a maioria por problemas respiratórios. Para consegui-lo, basta comprovar que contraiu a Covid-19 ou dentro ou fora do trabalho em uma agência do INSS. Entretanto, se o auxílio já for oferecido pela empresa, é necessário que haja a comprovação de que contraiu o vírus no local de trabalho.

O segundo benefício é o tradicional FGTS, que mesmo com o trabalhador estando fora de atividade, ele continuará recebendo. Entretanto, ele só é liberado para aqueles que se ausentarem pois precisaram ser internados em UTI, em estado grave, pela doença. 

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. [email protected]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *