27 de setembro de 2019 - Atualizado: 27 set 2019 às 17:59
Puxado pelo bom desempenho de Osasco, a região Oeste registrou, em agosto, o menor número de homicídios deste ano. Foram 8 assassinatos no mês passado, contra 13 em julho, uma redução de 38%, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública. O recorde anterior eram 9 homicídios mensais, registrados em maio e junho. Nesse cenário, Osasco se destaca. Entre julho e agosto, os homicídios caíram 66% na cidade, passando de 6 para 2.
Além dos dois casos em Osasco, foram registrados, no mês passado, outros 2 em Itapevi (também com queda em relação a julho, quando foram 3 casos) e 1 em Santana de Parnaíba e 1 em Jandira (que repetiram o desempenho do mês anterior), 1 em Cotia (contra 2 em julho) e um Carapicuíba (única cidade onde os homicídios cresceram, já que não houve registros no mês anterior).
Os dados da secretaria também apontam que de janeiro e agosto desse ano a região acumula 93 assassinatos, também com redução em relação aos oito primeiros meses de 2018, quando foram 98 homicídios. No acumulado do ano, Osasco lidera com 27 registros. Em seguida aparece Itapevi, com 20, seguido por Carapicuíba, com 19. Barueri soma 9 assassinatos em 8 meses, enquanto Cotia e Jandira tem 7 cada. Houve ainda 3 óbitos em Santana de Parnaíba e 1 em Pirapora do Bom Jesus desde janeiro.
A região Metropolitana de São Paulo também terminou o mês de agosto com queda nos casos de homicídios. O indicador baixou 21,15%, passando de 52 para 41, mas em outra base de comparação, em relação mesmo período do ano passado. No balanço geral do Estado, a redução foi menor, de 9,38%, os casos de homicídios dolosos passando de 224 para 203. Esse número é também o menor da série histórica, iniciada em 2001.
Todos direitos reservados © - 2022