Icônica árvore indiana de décadas é cortada no calçadão de São Roque para reforma de R$ 2 milhões

Icônica árvore indiana de décadas é cortada no calçadão de São Roque para reforma de R$ 2 milhões

Quem passava à noite pelo calçadão de São Roque, nas proximidades da rua Dr. Stevaux, próximo à esquina do popular Butiquim do Cláudio, juntamente com o estacionamento do Supermercado Estância, presenciou uma cena triste: o corte, ou melhor, a remoção de uma árvore icônica que estava presente no local há décadas.

Devido às obras de reforma para a modernização de toda a extensão do calçadão, que tiveram início nesta segunda-feira (21/10), a empresa responsável pela obra, teve que retirar a icônica árvore, admirada por muitos que passavam pela esquina da Dr. Stevaux com a Pedro Vaz, assim como outras árvores ao longo de todo o trajeto onde as obras estão ocorrendo.

Uma equipe do Jornal Correio do Interior estava presente no momento em que alguns funcionários da empresa responsável pela obra chegaram para cortar a árvore da espécie Ficus benjamina, também chamada por outros nomes como fícus-benjamim, figueira-benjamim ou, simplesmente, figueira. A icônica árvore, que proporcionava uma bela imagem na esquina, além de formar uma boa e agradável sombra, é de origem indiana, também muito comum nas Filipinas, e era admirada por muitas pessoas. Ao verem a cena de seu corte, muitas lamentaram a situação.

Durante o corte da árvore, da copa até as raízes, a equipe do Jornal Correio do Interior também registrou uma irregularidade por parte da empresa responsável pela obra. Os funcionários no local estavam realizando o corte da árvore sem o devido uso de EPI — Equipamento de Proteção Individual, como capacete e cinto de segurança, conforme registrado em vídeo.

A empresa sequer se preocupou em isolar a área para impedir o tráfego de pessoas ao redor da árvore que estava sendo derrubada, colocando os pedestres em risco de serem atingidos. Em suma, o Jornal Correio do Interior entrou em contato com a empresa responsável pelas obras no local para questionar a falta de uso de EPIs, mas a empresa não retornou com uma resposta, mas a Prefeitura de São Roque falou sobre.

Ao Jornal Correio do Interior, Rafael Barbosa do setor de comunicação da Prefeitura de São Roque, destacou que:

“O Departamento de Planejamento e Meio Ambiente de São Roque informa que segue fiscalizando as obras de reforma e ampliação do calçadão no centro da cidade. Sobre a supressão das árvores mencionadas, a remoção dos espécimes ocorreu durante o período noturno visando trazer menor impacto a região, sendo que o local se encontrava devidamente isolado com cavaletes (conforme registrado nas imagens enviadas) e contava com um funcionário orientando os poucos pedestres que transitavam pela área. O Departamento informa ainda, que irá notificar a empresa quanto ao uso adequado de EPIs, sendo importante esclarecer que não houve incidentes ou acidentes registrados no local durante os trabalhos. A pasta informa que segue monitorando o andamento das obras, visando não apenas o cumprimento do cronograma estabelecido junto a empresa, como também a segurança de profissionais envolvidos nos trabalhos e da população de São Roque”.