Horário de Verão é inútil em conter apagão dizem economistas
PUBLICIDADE

Horário de Verão é inútil em conter apagão dizem economistas

Gabriel Kazuo

8 de setembro de 2021
Atualização:08 set 2021 às 14:55

Adotar novamente o horário de verão é completamente inútil e ineficaz para combater os efeitos da crise energética brasileira, segundo economistas. O pedido para o retorno vem sendo alvo de várias postagens nas redes sociais.

Segundo Ana Carla Petti, co-CEO da MegaWhat, adotar o horário de verão novamente não seria uma estratégia inteligente, pois seu custo benefício seria muito baixo para o que o Brasil realmente necessita. Segundo a empresa, adiantar em 1h o horário dos relógios só economizaria 0,5% de energia, valor considerado irrisório no atual contexto.

Contudo, se o Governo não conseguir bancar o uso das termoelétricas por muito tempo, o horário de verão poderia ser uma medida para aliviar os cofres públicos, pois representam uma economia de R$ 609 milhões. Entretanto, o momento ainda não exige esse tipo de medida.

Inclusive, e diferentemente do que muitos podem pensar, o último horário de verão, em 2019, só fez os brasileiros gastarem mais energia, de acordo com Ana Clara, com aumento de 0,7$ no consumo.

A única coisa que pode resolver, ou adiar um possível apagão, que já é considerado como iminente, é a conscientização da população sobre a gravidade da crise energética, e no futuro, pensar em novas fontes de energia para substituir as hidrelétricas, como a energia eólica.

Gabriel Kazuo

Formando em jornalismo pela faculdade ESAMC, é jornalista de editoria geral no Correio do Interior. [email protected]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *